Economia

TRIO QUE EXPLICOU CRESCIMENTO ECONÔMICO COM INOVAÇÃO GANHA NOBEL

Trio que explicou crescimento econômico na inovação ganha Nobel de Economia
Tasso Franco , da redação em Salvador | 13/10/2025 às 08:02
Joel Mokyr, da Universidade Northwestern, Philippe Aghion, do College de France e Peter Howitt
Foto:
O economista israelense-americano Joel Mokyr é nomeado um dos três pesquisadores agraciados com o Prêmio Nobel de Economia por "ter explicado o crescimento econômico impulsionado pela inovação".

Mokyr, da Universidade Northwestern, vence ao lado de Philippe Aghion, do College de France e da London School of Economics, e Peter Howitt, da Universidade Brown.

Nascido na Holanda, Mokyr foi criado em Haifa e obteve seu bacharelado em Jerusalém antes de se mudar para os EUA para continuar seus estudos acadêmicos.

O comitê do Nobel afirma que ele "demonstrou que, para que as inovações se sucedam em um processo autogerado, não precisamos apenas saber que algo funciona, mas também ter explicações científicas para o porquê".

Aghion e Howitt também estudaram os mecanismos por trás do crescimento sustentado, inclusive em um artigo de 1992 no qual construíram um modelo matemático para o que é chamado de destruição criativa: quando um produto novo e melhor entra no mercado, as empresas que vendem os produtos mais antigos perdem.

“O trabalho dos laureados demonstra que o crescimento econômico não pode ser considerado garantido. Devemos preservar os mecanismos que fundamentam a destruição criativa, para que não voltemos à estagnação”, afirma o presidente do comitê do prêmio em ciências econômicas.