Economia

SAC BARRA GANHA UNIDADE DE ATENDIMENTO VIRTUAL DA RECEITA FEDERAL

SAC Barra ganha primeiro Ponto de Atendimento Virtual da Receita Federal do Brasil. No segundo semestre estão previstas outras 23 unidades, aumentando em 60% a quantidade de PAVs
Tasso Franco , da redação em Salvador | 09/06/2025 às 20:25
André Luis Moraes, da Receita; e o secretário Edelvino Góes
Foto: DIV
  MIUDINHAS GLOBAIS:

 1. A Receita Federal da Brasil (RFB) inaugurou a sua primeira unidade na Rede SAC, na manhã desta segunda-feira (9). O Ponto de Atendimento Virtual (PAV-RFB), situado no Shopping Barra, inicia atendimento à população amanhã (10). Outros 23 PAVs estão previstos até o segundo semestre deste ano, aumentando em 60% a quantidade de unidades na Bahia da Receita Federal do Brasil.
 
  2. O Ponto de Atendimento Virtual vai oferecer 13 serviços à população, entre eles estão inscrição no CPF, consulta de pendência fiscal e emissão de documento de arrecadação. A solenidade de inauguração aconteceu nesta segunda-feira (9), com a presença do superintendente-adjunto da Receita Federal da 5ª Região Fiscal, André Luís Moraes de Jesus, além de Edelvino Góes, titular da Secretaria da Administração do Estado, pasta que a Rede SAC está vinculada.
  
  3. A Secretaria da Administração (Saeb) e a RFB assinaram um termo de cooperação técnica para a implantação dos PAV em 25 postos fixos da Rede SAC. Em Salvador, além do SAC Barra, o serviço vai funcionar no SAC Comércio. No interior, estará disponível nos Pontos SAC Amargosa, Caetité, Cocos, Cruz das Almas, Guarajuba (Camaçari), Ibicoara, Ipirá, Itaberaba, Luís Eduardo Magalhães e Xique-Xique; e depois em Curaçá, Remanso, Boninal, Capim Grosso, Central, Iraquara, Mucugê, Barra da Estiva, Camacã, Canavieiras, Camamu, Coaraci e Maracás.
 
  4. O PAV fornece orientações sobre os serviços oferecidos no site da RFB e no Portal e-CAC, facilitando o autoatendimento e a recepção de documentos para as demandas que não podem ser realizadas diretamente no site. 

   5. O intuito é promover a inclusão da população menos favorecida, sem acesso a serviços digitais ou com dificuldade de deslocamento para unidades presenciais. No SAC Barra, o PAV vai funcionar de segunda a sexta-feira, de 9h às 18h; e aos sábados, de 9h às 13h. O atendimento é 100% por agendamento através do aplicativo ou portal BA.GOV.BR. A unidade tem capacidade de realizar 96 atendimentos por dia.
 
  6. O superintendente-adjunto da Receita Federal da 5ª Região Fiscal, André Luís Moraes de Jesus, falou sobre a importância da ampliação das unidades de atendimento como forma de aproximar a RFB da população. Nós temos 24 unidades próprias e outras 16 em parceria com prefeituras no interior do estado (totalizando 40). Com a parceria firmada junto à Rede SAC passaremos para 64 unidades no Estado.  A ideia é que a ampliação melhore a vida dos cidadãos, ajudando a resolver pendências.
 
   7. Para o secretário da Administração, Edelvino Góes, a implantação do serviço em postos SAC promove a inclusão da população sem acesso a serviços virtuais. “É importante essa integração de serviços de âmbito Federal no SAC, ampliando o leque da rede e trazendo ainda mais comodidade e praticidade para o cidadão”, destacou.
 
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  8. A TV Pelourinho, reconhecida por seu trabalho transformador na formação audiovisual de jovens em situação de vulnerabilidade social, relança a campanha “Eu Apoio a TV Pelourinho” com um novo propósito — mais urgente, necessário e repleto de amor.

  9. Lançada inicialmente em 2022, a campanha foi decisiva para impedir o fechamento da instituição. Agora, ela volta com força total, impulsionada pelos recursos conquistados por meio de editais e pelo apoio generoso de nomes como Caetano Veloso e Paula Lavigne, que ajudaram a TV Pelourinho a retomar sua missão de ensinar, acolher e transformar.

  10. Atualmente, a TV Pelourinho atende cerca de 300 jovens por semana, oferecendo formação gratuita em audiovisual. No entanto, desafios persistem: os custos com transporte e alimentação dos alunos — itens que não são cobertos pelos editais — são fundamentais para manter esses jovens frequentando as atividades de forma segura e contínua.

  11. Por isso, a instituição convida a sociedade a participar dessa corrente de solidariedade. Além das doações via Pix (doacaotvpelourinho@gmail.com), a TV Pelourinho propõe um movimento coletivo de afeto e engajamento: grave um vídeo de até 30 segundos dizendo “Eu apoio a TV Pelourinho” e incentive mais pessoas a fazerem parte dessa rede de apoio à cultura, à educação e à comunicação como ferramentas de transformação social.

  12. “Sabemos que nosso trabalho vai muito além das câmeras e roteiros. Existe algo essencial e humano por trás de cada história contada: o amor. É ele que move tudo o que fazemos”, afirma a equipe da TV Pelourinho.

  13. O Hospital Regional Piemonte do Paraguaçu (HRPP), em Itaberaba, completou dois anos no último dia 2 de junho. E, nos últimos nove meses, alcançou resultados expressivos, chegando a 1.620 cirurgias e mais de 6400 exames de imagem, como tomografia, eletrocardiogramas, ultrassonografias e raio-X, além de 3.485 internações.

   14. Com 70 leitos - sendo 10 para UTI adulto -, o HRPP se destaca pelas cirurgias gerais e de traumato-ortopedia, executando em média 180 cirurgias por mês. O hospital também realiza atendimentos e cirurgias ambulatoriais, consultas especializadas em neurologia, ortopedia e cardiologia, entre outros.

   15. A unidade de saúde do Governo do Estado da Bahia, gerida pela Santa Casa Ruy Barbosa desde setembro de 2024, é referência regional para Itaberaba e mais 13 municípios da região. Esses números traduzem o trabalho de uma equipe dedicada, que tem como foco a assistência humanizada, segura para toda a população da região, repercutindo o seu compromisso com a saúde pública.

    16. A Santa Casa Ruy Barbosa em parceria com o Governo do Estado da Bahia continua trabalhando para ampliar ainda mais esse acesso à saúde.