SAC Barra ganha primeiro Ponto de Atendimento Virtual da Receita Federal do Brasil. No segundo semestre estão previstas outras 23 unidades, aumentando em 60% a quantidade de PAVs
Tasso Franco , da redação em Salvador |
09/06/2025 às 20:25
André Luis Moraes, da Receita; e o secretário Edelvino Góes
Foto: DIV
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. A Receita Federal da Brasil (RFB) inaugurou a sua primeira unidade na Rede SAC, na manhã desta segunda-feira (9). O Ponto de Atendimento Virtual (PAV-RFB), situado no Shopping Barra, inicia atendimento à população amanhã (10). Outros 23 PAVs estão previstos até o segundo semestre deste ano, aumentando em 60% a quantidade de unidades na Bahia da Receita Federal do Brasil.
2. O Ponto de Atendimento Virtual vai oferecer 13 serviços à população, entre eles estão inscrição no CPF, consulta de pendência fiscal e emissão de documento de arrecadação. A solenidade de inauguração aconteceu nesta segunda-feira (9), com a presença do superintendente-adjunto da Receita Federal da 5ª Região Fiscal, André Luís Moraes de Jesus, além de Edelvino Góes, titular da Secretaria da Administração do Estado, pasta que a Rede SAC está vinculada.
3. A Secretaria da Administração (Saeb) e a RFB assinaram um termo de cooperação técnica para a implantação dos PAV em 25 postos fixos da Rede SAC. Em Salvador, além do SAC Barra, o serviço vai funcionar no SAC Comércio. No interior, estará disponível nos Pontos SAC Amargosa, Caetité, Cocos, Cruz das Almas, Guarajuba (Camaçari), Ibicoara, Ipirá, Itaberaba, Luís Eduardo Magalhães e Xique-Xique; e depois em Curaçá, Remanso, Boninal, Capim Grosso, Central, Iraquara, Mucugê, Barra da Estiva, Camacã, Canavieiras, Camamu, Coaraci e Maracás.
4. O PAV fornece orientações sobre os serviços oferecidos no site da RFB e no Portal e-CAC, facilitando o autoatendimento e a recepção de documentos para as demandas que não podem ser realizadas diretamente no site.
5. O intuito é promover a inclusão da população menos favorecida, sem acesso a serviços digitais ou com dificuldade de deslocamento para unidades presenciais. No SAC Barra, o PAV vai funcionar de segunda a sexta-feira, de 9h às 18h; e aos sábados, de 9h às 13h. O atendimento é 100% por agendamento através do aplicativo ou portal BA.GOV.BR. A unidade tem capacidade de realizar 96 atendimentos por dia.
6. O superintendente-adjunto da Receita Federal da 5ª Região Fiscal, André Luís Moraes de Jesus, falou sobre a importância da ampliação das unidades de atendimento como forma de aproximar a RFB da população. Nós temos 24 unidades próprias e outras 16 em parceria com prefeituras no interior do estado (totalizando 40). Com a parceria firmada junto à Rede SAC passaremos para 64 unidades no Estado. A ideia é que a ampliação melhore a vida dos cidadãos, ajudando a resolver pendências.
7. Para o secretário da Administração, Edelvino Góes, a implantação do serviço em postos SAC promove a inclusão da população sem acesso a serviços virtuais. “É importante essa integração de serviços de âmbito Federal no SAC, ampliando o leque da rede e trazendo ainda mais comodidade e praticidade para o cidadão”, destacou.
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8. A TV Pelourinho, reconhecida por seu trabalho transformador na formação audiovisual de jovens em situação de vulnerabilidade social, relança a campanha “Eu Apoio a TV Pelourinho” com um novo propósito — mais urgente, necessário e repleto de amor.
9. Lançada inicialmente em 2022, a campanha foi decisiva para impedir o fechamento da instituição. Agora, ela volta com força total, impulsionada pelos recursos conquistados por meio de editais e pelo apoio generoso de nomes como Caetano Veloso e Paula Lavigne, que ajudaram a TV Pelourinho a retomar sua missão de ensinar, acolher e transformar.
10. Atualmente, a TV Pelourinho atende cerca de 300 jovens por semana, oferecendo formação gratuita em audiovisual. No entanto, desafios persistem: os custos com transporte e alimentação dos alunos — itens que não são cobertos pelos editais — são fundamentais para manter esses jovens frequentando as atividades de forma segura e contínua.
11. Por isso, a instituição convida a sociedade a participar dessa corrente de solidariedade. Além das doações via Pix (doacaotvpelourinho@gmail.com), a TV Pelourinho propõe um movimento coletivo de afeto e engajamento: grave um vídeo de até 30 segundos dizendo “Eu apoio a TV Pelourinho” e incentive mais pessoas a fazerem parte dessa rede de apoio à cultura, à educação e à comunicação como ferramentas de transformação social.
12. “Sabemos que nosso trabalho vai muito além das câmeras e roteiros. Existe algo essencial e humano por trás de cada história contada: o amor. É ele que move tudo o que fazemos”, afirma a equipe da TV Pelourinho.
13. O Hospital Regional Piemonte do Paraguaçu (HRPP), em Itaberaba, completou dois anos no último dia 2 de junho. E, nos últimos nove meses, alcançou resultados expressivos, chegando a 1.620 cirurgias e mais de 6400 exames de imagem, como tomografia, eletrocardiogramas, ultrassonografias e raio-X, além de 3.485 internações.
14. Com 70 leitos - sendo 10 para UTI adulto -, o HRPP se destaca pelas cirurgias gerais e de traumato-ortopedia, executando em média 180 cirurgias por mês. O hospital também realiza atendimentos e cirurgias ambulatoriais, consultas especializadas em neurologia, ortopedia e cardiologia, entre outros.
15. A unidade de saúde do Governo do Estado da Bahia, gerida pela Santa Casa Ruy Barbosa desde setembro de 2024, é referência regional para Itaberaba e mais 13 municípios da região. Esses números traduzem o trabalho de uma equipe dedicada, que tem como foco a assistência humanizada, segura para toda a população da região, repercutindo o seu compromisso com a saúde pública.
16. A Santa Casa Ruy Barbosa em parceria com o Governo do Estado da Bahia continua trabalhando para ampliar ainda mais esse acesso à saúde.