Economia

PONTE EM BALTIMORE DESABA EM CADEIA APÓS CHOQUE DE CARGUEIRO ASIÁTICO

Com informações do jornal Baltimore Banner
Tasso Franco , Salvador | 26/03/2024 às 13:05
Desastre fabuloso
Foto: rep x
  A ponte Francis Scott Key desabou no rio Patapsco na manhã de terça-feira depois de ser atingida por um navio de carga que havia perdido energia, e as equipes de resgate procuravam freneticamente por seis membros de uma equipe de construção que se acredita terem caído nas águas abaixo.

As autoridades disseram que o navio estava partindo do Porto Interior por volta de 1h30 quando atingiu uma coluna da ponte de 2,5 quilômetros de comprimento. Um vídeo dramático mostrou as luzes do navio apagando-se e piscando antes de fazer contato com a ponte, que cedeu e desabou.

O governador de Maryland, Wes Moore, disse que a tripulação do navio notificou as autoridades sobre um pedido de socorro causado por um “problema de energia”. Isso permitiu que as autoridades de transporte interrompessem o tráfego que atravessava a ponte e salvassem vidas, disse ele. As autoridades disseram inicialmente que estavam preocupadas com o fato de até 20 pessoas terem mergulhado na água, mas pareceram revisar posteriormente esse número.

“Ouvir as palavras ‘a ponte Key desabou’ é chocante e comovente”, disse Moore em entrevista coletiva no meio da manhã.

ACIDENTES EM PONTES

Um navio porta-contêineres atingiu uma ponte importante em Baltimore na terça-feira, fazendo-o cair no rio abaixo. De 1960 a 2015, ocorreram 35 grandes colapsos de pontes em todo o mundo devido a colisões de navios ou barcaças, com um total de 342 pessoas mortas, de acordo com um relatório de 2018 da Associação Mundial para Infraestruturas de Transportes Aquaviários. Dezoito desses colapsos aconteceram nos Estados Unidos.

Uma lista de desastres notáveis ​​envolvendo navios ou barcaças atingindo pontes nos EUA:

Ponte Balsa de Popp
20 de março de 2009: Um navio empurrando oito barcaças colidiu com a ponte de balsa de Popp em Biloxi, Mississippi, resultando no desabamento de uma seção de 150 pés da ponte na baía.
Ponte Interestadual 40: 14 mortos
26 de maio de 2002: Uma barcaça atingiu a ponte Interstate 40 sobre o rio Arkansas em Webbers Falls, Oklahoma, destruindo um trecho de estrada de 150 metros e mergulhando veículos na água. Quatorze pessoas morreram e 11 ficaram feridas.

Calçada da Rainha Isabella: 8 mortos

15 de setembro de 2001: Um rebocador e uma barcaça atingiram a Queen Isabella Causeway em Port Isabel, Texas, fazendo com que uma parte central da ponte caísse 25 metros na baía abaixo. Oito pessoas morreram depois que motoristas entraram no buraco.

Ponte Eads: 50 feridos
14 de abril de 1998: O reboque Anne Holly viajando pelo porto de St. Louis bateu no vão central da ponte Eads. Oito barcaças se separaram. Três deles atingiram um navio de jogo permanentemente atracado abaixo da ponte. Cinquenta pessoas sofreram ferimentos leves.

Big Bayou Canot: 47 mortos

Colapso da ponte principal: navio de carga enviou chamada de socorro antes da colisão; equipe de construção desaparecida
Colapso da ponte principal: navio de carga enviou chamada de socorro antes da colisão; equipe de construção desaparecida
26 de março de 2024
22 de setembro de 1993: Barcaças sendo empurradas por um rebocador em meio a uma névoa densa atingiram e deslocaram a ponte ferroviária Big Bayou Canot perto de Mobile, Alabama. Minutos depois, um trem Amtrak com 220 pessoas a bordo chegou à ponte deslocada e descarrilou, matando 47 pessoas e ferindo 103 pessoas.

Ponte Seeber: 1 morto

28 de maio de 1993: O rebocador Chris, empurrando a barcaça vazia DM3021, atingiu um nível de suporte da ponte Judge William Seeber em Nova Orleans. Dois vãos e a dobra de duas colunas desabaram sobre a barcaça. Dois carros transportando três pessoas caíram do tabuleiro da ponte de quatro pistas em um canal. Uma pessoa morreu e duas pessoas ficaram gravemente feridas.

Sunshine Skyway Parkway: 35 mortos