Economia

AMBULANTES UTILIZAM ESTRUTURA ELEVADA NA BARRA E ABRE ESPAÇO A FOLIA

Uma inovação que virou polêmica mas é muito importante
Tasso Franco , Salvador | 09/02/2024 às 20:28
Mais conforto para ambulantes e mais espaço para foliões
Foto: Lucas Moura


Ambulantes que atuam na Barra, no trecho entre o Farol e o Barra Center, começaram a utilizar a base elevada construída pela Prefeitura de Salvador no circuito para este Carnaval, nesta sexta-feira (9). A liberação ocorreu após revisão e aprovação do projeto de incêndio pelo Corpo de Bombeiros. Os vendedores elogiaram a segurança que a estrutura tem proporcionado, sobretudo aos materiais de trabalho alocados no espaço, a exemplo das caixas de isopor, sombreiro, entre outros itens.

Vendedor há dez anos na festa, Rodrigo de Sena, 26 anos, disse ficar mais tranquilo, pois, os produtos que são comercializados para os foliões estão mais protegidos da aglomeração e de eventualidades. “Reduz o risco de confusão e de perda de mercadoria como eu já vi acontecer com outras pessoas”, avaliou.

A experiência é compartilhada pelo tio de Rodrigo, Fernando da Silva, 52. Ele conta que já perdeu mercadoria no ano passado devido a uma situação de empurra-empurra. “Perdi isopor e muitos produtos. Tive que comprar tudo de novo. A passarela ajuda nesse sentido”, emendou.

A estrutura exclusiva para os trabalhadores licenciados no circuito é uma das novidades da folia momesca em 2024 e também foi aprovada por Márcia Simões, 54. Para ela, que trabalha há três anos na festa, a base elevada proporcionou mais tranquilidade e possibilidade de descanso antes de os trios percorrem a avenida.

“Quando acabava a folia, a gente queria descansar e não conseguia, porque tinha a movimentação das pessoas, a quantidade de resíduos gerados na rua, e aqui dá para descansar um pouco após as vendas, em um ambiente mais limpo, porque só nós ambulantes temos acesso. Para mim, isso aqui está ótimo. Eu me sinto mais segura com essa estrutura”, confessou.

Presidente da Associação Integrada de Vendedores Ambulantes e Feirantes e Microempreendedores de Salvador e Região Metropolitana (Assidivan), Rosemário Lopes afirma ser a favor da estrutura.

“Eu acredito que alguns ambulantes ficaram com receio por ser algo novo. No próximo ano, tenho certeza que a briga vai ser para trabalhar no local. Na verdade, o que nós da Assidivan queremos é que ideias como essas sejam expandidas para outros setores do Carnaval, para que os ambulantes fiquem protegidos. É isso que a gente quer. Na estrutura, os ambulantes têm todos os equipamentos protegidos, além de mais espaço para eles e também para os foliões. É a política do ganha-ganha”, afirma.
 
“Vamos buscar soluções como essas para melhorar cada dia mais a vida desses trabalhadores que saem antes de a programação começar e só voltam para casa Quarta-Feira de Cinzas, fazendo um trabalho com muita dignidade”, completou Lopes.

Liberação – A base elevada foi construída entre o Farol da Barra e o Barra Center como uma extensão do calçadão da praia, após o limite da balaustrada. O espaço passou por ajustes finais, atendendo aos requisitos de segurança e aos itens importantes para qualquer estrutura temporária no Carnaval. Extintores foram colocados no local e toda a documentação solicitada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea) foi disponibilizada.

Segundo Alexandre Tinoco, secretário da Semop, todas as correções solicitadas foram realizadas para oferecer segurança, conforto e espaço livre aos trabalhadores ambulantes cadastrados. Fiscais do órgão estarão presentes diuturnamente no espaço, apoiando e orientando os ambulantes durante todo o Carnaval. A secretaria ressalta que a capacidade máxima de pessoas no equipamento será rigorosamente mantida.