Economia

BRASKEM INSCREVE PARA PROGRAMA DE ESTÁGIO COM 68 VAGAS NA BAHIA

A contratação de mulheres, pessoas negras e pessoas com deficiência é prioridade nesta iniciativa
Paula Pitta , Salvador | 15/08/2022 às 19:08
Estágio Braskem
Foto: Divulgação

Empenhada em promover um ambiente de trabalho cada vez mais diversificado e inclusivo, a Braskem dá início ao processo de inscrições para seu Programa de Estágio 2023. São oferecidas mais de 370 vagas, das quais  68 para a Bahia, sendo 51 de nível superior e 17 para curso técnico. Os interessados podem se inscrever entre 15 de agosto e 12 de setembro pelo site https://www.braskem.com.br/carreira.


O objetivo é reforçar os valores da empresa e atrair o público universitário e técnico com ênfase na contratação de mulheres, pessoas negras e pessoas com deficiência. A meta para o estágio universitário é contratar 50% do total de candidatos do gênero feminino, 45% de pessoas negras e 5% de pessoas com deficiência. Já para o estágio técnico, a meta é contratar 50% de mulheres e 45% de pessoas negras.


Na Bahia, 57 vagas são para trabalhar em Camaçari e 11 para Salvador. Também há oportunidades para São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Alagoas. O Programa de Estágio da Braskem tem duração de um a dois anos, com início a partir de janeiro de 2023. “Na Braskem, o programa de estágio é muito valorizado, e os estagiários têm um papel fundamental nas áreas em que atuam. Enquanto empregadores, nós assumimos o compromisso de potencializar o desenvolvimento de grupos minorizados, que historicamente foram privados de oportunidades e acessos”, explica Camila Fossati, Diretora de Desenvolvimento Organizacional da companhia.


As vagas são para estudantes de nível universitário que estejam cursando a partir do segundo ano de graduação nos mais diversos cursos superiores. Já os estudantes de nível técnico precisam ter, no mínimo, um ano de vínculo com a instituição de ensino nos cursos de Química, Plásticos, Mecânica, Automação, Eletrônica, Eletroeletrônica, Meio Ambiente, Segurança do Trabalho e Petroquímica. Os interessados devem ter disponibilidade para estagiar de 30 a 40 horas semanais.


Jornada preta


Para atingir as metas propostas, a Braskem aposta na Jornada Preta, um formato que busca ampliar a experiência do público negro, de maneira a impulsionar e potencializar o ingresso de pessoas universitárias negras no mercado de trabalho e aumentar a sua representatividade dentro da Braskem. A iniciativa acontecerá em uma plataforma imersiva da Bettha, startup do Grupo Companhia de Talentos, onde o candidato trilha um caminho com vídeos e podcasts e acessa o canal para realizar as inscrições para o Programa de Estágio Braskem.


A plataforma também possibilita interações em um fórum gerenciado por um administrador da Bettha, para engajar as pessoas em determinados assuntos e fazer a mediação de discussões. A plataforma passa operar a partir de 22 de agosto, com conteúdo exclusivo e gratuito que estará disponível durante todo o período de inscrições. A trilha de podcasts sobre carreira e protagonismo dentro do ambiente de trabalho, por exemplo, é uma ótima oportunidade de aprender sobre como se preparar para entrevistas e questões raciais no mundo corporativo.


Programa contratou mais de 270 pessoas em 2022


Na edição anterior, o Programa de Estágio Braskem contou com mais de 29 mil inscrições. Deste total, foram contratadas 273 pessoas, de nível universitário e técnico, de diferentes estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Alagoas e Rio Grande do Sul. Na Bahia, especificamente, foram 55 contratações.


Em relação ao estágio universitário, os resultados alcançados foram significativos, sendo 40% dos contratados pessoas negras, 54% mulheres, 55% pessoas de baixa renda e 12,5% pessoas com mais de 28 anos. Por meio de um processo piloto exclusivo, ainda foram contratadas pessoas com deficiência física, auditiva, de fala, visual e intelectual, que representaram 6% do total. Estas pessoas contaram com capacitações, ambientações e acompanhamento em seu processo de onboarding na Braskem. Já no estágio técnico, foram contratadas 53% de mulheres, 39% de pessoas negras e 13,6% pessoas com mais de 28 anos.

A campanha de divulgação do Programa de Estágio 2023 da Braskem, nas redes sociais e mídias tradicionais, vai apresentar as vivências de estagiários que ingressaram na empresa nos programas anteriores, com depoimentos e histórias que vão inspirar os novos candidatos a participar desta jornada.