Economia

ENCONTRO NORDESTINO DO SETOR DE LEITE E DERIVADOS ABRE INSCRIÇÕES

Evento será realizado em Vitória da Conquista, de 14 a 16 de julho
Carla Fonseca , Salvador | 05/07/2022 às 16:18
Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados está com inscrições abertas e gratuitas
Foto: Divulgação

Pela primeira vez no estado da Bahia, o Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (Enel) chega à Vitória da Conquista, nos dias 14, 15 e 16 de julho, com a missão de integrar todos os elos da cadeia produtiva do leite. A 16ª edição do evento, promovida pelo Sebrae, acontecerá no Parque de Exposições Teopompo de Almeida. As inscrições para o encontro são gratuitas e podem ser realizadas por meio do site https://enelnordeste.com.br/.  Lá também está disponível a programação completa do evento.


“A gente já vem ao longo desses últimos seis anos trabalhando com a melhoria da produtividade com o animal. Agora é a segunda parte desse processo, que é justamente verticalizar e transformar o leite em seus derivados, que são obviamente mais valorizados e trazem rentabilidade melhor para o produtor. A atividade da pecuária de leite é muito relevante no nosso estado, principalmente na região sudoeste e esse foi o motivo de escolhermos esse território para fazer o trabalho. Estamos felizes em receber o evento, os produtores de outras regiões e com a possibilidade de alavancar a produção dos derivados do nosso estado.”, avaliou o diretor técnico do Sebrae Bahia, Franklin Santos.


O Enel promove conhecimento, inovação, tecnologia e oportunidades de negócio. Entre eles estão: a Ilha de Harmonização e Comercialização, com 22 stands de produtos alimentícios; Atendimento ao Produtor, com a presença do Ministério da Agricultura, SINDILEITE e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (OCEB), Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), além de outras instituições que prestam serviços a produtores, queijeiros e laticinistas; Agritechs, com 14 stands de empresas que levam inovação ao agronegócio; Dinâmicas de drones e tratores com o Senar; e Cozinha Show, espaço com capacitações da área gastronômica lideradas pelo Senac.


O superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, destaca o Enel também como uma oportunidade para que as empreendedoras e empreendedores do agronegócio possam obter conhecimento. “Sempre reiteramos que o Sebrae é uma instituição voltada ao conhecimento. Por isso, sempre aliamos capacitação em gestão aos processos para acesso a mercado, de forma que os empreendimentos possam obter resultados ainda mais positivos. E o Enel terá uma programação intensa dedicada a essa missão”, afirma.


O evento conta ainda com 13 expositores de equipamentos e insumos agrícolas. Tem também a Arena de Maturação: espaço 360º, com capacidade para 600 participantes, tendo 3 palcos com programação simultânea de palestras e painéis com mais de 20 palestrantes do Brasil e do mundo.

 

Concurso Nordestino de Queijos e Produtos Lácteos acontece no Enel

 

No dia 16 de julho, durante a programação do Enel, acontecerá o Concurso Nordestino de Queijos e Produtos Lácteos. Vão participar produtores de queijos e produtos lácteos dos nove estados do Nordeste. O objetivo do concurso é valorizar os queijos produzidos no Nordeste brasileiro e premiar laticínios ou produtores artesanais pela qualidade e excelência. Os produtos concorrerão em oito categorias. Os produtores que conquistarem medalhas no concurso terão o direito de utilização da marca do concurso na embalagem do produto.

 

O ENEL

 

A 16ª edição do Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados é realizada pelo Sebrae em parceria com o Senar Bahia, Senac, Fecomércio, Sesc, SertãoBrás, Coopmac e a Prefeitura de Vitória da Conquista. O evento conta com patrocínio da Federação da Agricultura e Pecuária, Faeb e com apoio da Comissão Baiana da Cadeia Produtiva do Leite e da empresa LX-360. Além de grande agenda de capacitações, o evento terá espaços dedicados a expositores, dinâmicas, ilhas de atendimento ao público, cozinha show, programação cultural e concurso nordestino de queijos e derivados. Toda a programação é gratuita e as inscrições podem ser realizadas no site www.enelnordeste.com.br, onde também pode ser acessada a programação completa.

           

SERVIÇO

Evento Gratuito: 16ª Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (ENEL)

Data: 14 a 16 de julho

Local: Parque de Exposições Teopompo de Almeida – Rua Siqueira Campos, 1320, Candeias

Inscrições: https://enelnordeste.com.br/