Economia

CNC entrega documento sobre sustentabilidade para Copa do Mundo 2014

vide
| 27/03/2012 às 19:21
Senadora Lídice da Mata presente na CNC
Foto: ASCOM

Os resultados do Seminário de Políticas Ambientais para a Sustentabilidade na Copa do Mundo, realizado em agosto do ano passado, foram apresentados nesta terça-feira (27) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) a deputados, senadores, representantes do Poder Executivo e secretários de Turismo que integram o Fornatur (Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo).


A senadora Lídice da Mata (PSB/BA) compareceu ao lançamento, como titular da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado e também da Subcomissão Temporária da Copa 2014, Olimpíada e Paraolimpíada 2016. Durante o evento, o vice-presidente da CNC, Gil Siuffo, falou sobre a preocupação com a sustentabilidade e citou o Pantanal, "onde está a maior Reserva Particular do Patrimônio Natural do Brasil, integrando a temática ambiental aos programas e atividades do SESC, entre elas o turismo social."


O Sistema CNC-SESC-SENAC está investindo na formação e qualificação de profissionais para trabalhar durante a Copa do Mundo nas cidades que serão sede e subsede do evento. Serão oferecidas 80 mil vagas em cursos em diversas áreas, 47 mil das quais já estão disponíveis, conforme revelou o vice-presidente da CNC. Siuffo também informou que com o objetivo de contribuir com as demandas geradas pela Copa 2014, o SENAC estruturou um programa nacional de educação profissional que, entre outras metas, estima oferecer 1 milhão de oportunidades para a sociedade brasileira, entre matrículas e atendimentos.


A senadora Lídice da Mata lembra que a subcomissão da Copa do Mundo foi criada justamente pela nossa necessidade de se debater o legado para o turismo. Segundo a senadora, é importante que os debates em torno do fato do Brasil sediar importantes eventos esportivos internacionais, como a Copa do Mundo, as Olimpíadas e Paraolimpíadas, não esteja concentrado somente no controle de gastos, mas também no desenvolvimento do turismo, na mobilidade urbana e na qualidade dos serviços prestados.


Do lançamento, participaram, ainda, o embaixador da Bélgica, Claude Misson; o presidente da CDR, senador Benedito de Lira (PP-AL); e o deputado federal José Rocha (PR/BA), que presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados, que destacou a preocupação do Sistema Comércio na preparação de profissionais para atuar na recepção de turistas durante a Copa.  Também prestigiaram o evento a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB/AM) e os deputados Laércio Oliveira (PR/SE), que também é vice-presidente da CNC; Afonso Hamm (PP/RS), Carlaile Pedrosa (PSDB/MG), Otávio Leite (PSDV/RJ) e Renan Filho (PMDB/AL).