Economia

ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL É REFERÊNCIA PARA ANGOLA

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| 07/01/2010 às 12:00
Trocar experiências no âmbito agropecuário baiano, obter conhecimentos
relacionados ao agronegócio e, principalmente, na agricultura familiar.
Esse foi o tema da reunião com a representante do Ministério da
Agricultura de Angola, Vanda Matheus, e a diretoria da Empresa Baiana de
Desenvolvimento Agrícola S.A (EBDA), órgão vinculado à secretaria da
Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri) ontem (06).

De acordo com a representante angolana, Vanda Matheus, a Angola está se
reestruturando e a agricultura é um dos pilares de sustentação para
reerguer o país e a dignidade do seu povo. "Procuramos a EBDA para nos
capacitar a produzir alimentos agrícolas com qualidade, visto que a
Empresa é referência mundial em assistência técnica e extensão rural",
completou.

Segundo o presidente da EBDA, Emerson Leal, "a Empresa vem ao longo dos
seus anos promovendo o desenvolvimento rural sustentável, centrado na
expansão e no fortalecimento da agricultura familiar, como também
viabilizando as condições necessárias para o pleno exercício da cidadania
e a melhoria da qualidade de vida dos agricultores. É essa a filosofia que
estamos transferindo para a representante angolana, e aos seus
agricultores, afirmou. Além disso, "a EBDA está viabilizando a
possibilidade de enviar uma equipe técnica para visitar Angola e capacitar
os seus agricultores ainda este ano", completou o diretor de Pecuária da
EBDA, Osvaldo Sant’Anna.

Assistência Técnica e
Extensão Rural

Com atendimento direto aos agricultores familiares em todo o Estado da
Bahia, a Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) é o serviço de maior
abrangência da Seagri, através da EBDA. Dessa forma, são trabalhadas as
demandas dos agricultores familiares nas áreas agrícola, pecuária e de
pesquisa, implantando as políticas públicas, nos âmbitos Estadual e
Federal.

Cerca de 260 mil agricultores familiares já foram atendidos, de janeiro a
dezembro de 2009, inclusive com cadastramento informatizado, pela EBDA
superando em 60% as metas estabelecidas para aquele ano. Este número
ultrapassa os 150 mil atendimentos previsto, estabelecido pelo PPA - Plano
Plurianual 2008/2011.

"As ações de ATER contemplam os agricultores em
todas as fases das cadeias produtivas, que compreendem as fases antes da
porteira até à comercialização, sempre observando as peculiaridades das
diferentes cadeias produtivas. A oferta contínua do serviço e o
atendimento realizado por técnicos qualificados e bem preparados garantem
o sucesso do trabalho que a empresa vem realizando em cada ponto do
Estado", assegurou Osvaldo Sant’Anna.