Direito

PRISÃO POR 11H DO IRMÃO DO REI CHARLES III, INGLATERRA, É HISTÓRICA

Andrew Mountbatten-Windsor é o primeiro membro da Família Real a ser preso desde Carlos I, 1649.
Tasso Franco , Salvador | 19/02/2026 às 17:43
Prisão na família real inglesa com grande repercussão
Foto: PA
  O ex-príncipe Andrew, irmão do rei Charles III, foi solto nesta quinta-feira (19) após ser preso sob suspeita de má conduta no exercício de cargo público. Ele foi fotografado pela agência Reuters no banco de trás de um carro, com as mãos cruzadas, ao sair de uma delegacia no Reino Unido.

Andrew permaneceu detido por cerca de 11 horas. As autoridades afirmaram que o ex-príncipe “foi liberado enquanto as investigações continuam”. Segundo a polícia, buscas continuam em um endereço ligado a ele.

A prisão ocorreu uma semana após autoridades britânicas abrirem investigação para apurar se Andrew enviou relatórios confidenciais a Jeffrey Epstein enquanto atuava como representante especial do Reino Unido para o Comércio Internacional.

Epstein foi um financista norte-americano acusado de comandar uma rede de abuso sexual de menores de idade. Ele morreu na prisão em 2019.Arquivos do caso divulgados pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos desde dezembro citam Andrew diversas vezes.

Entre os materiais, há fotos em que ele aparece ajoelhado ao lado de uma mulher com o rosto censurado.
Andrew também foi acusado de agressão sexual por Virginia Giuffre, testemunha central do caso Epstein, quando ela ainda era menor de idade. Giuffre tirou a própria vida na Austrália, em abril de 2025. Ela morreu aos 41 anos.

O ex-príncipe nega todas as acusações, tanto as relacionadas ao envio de informações confidenciais quanto as de agressão sexual.

Segundo o The Sun, a polícia invadiu a casa de Andrew em Sandringham às 8h da manhã de hoje e o prendeu no dia do seu 66º aniversário.

A Polícia do Vale do Tâmisa está realizando buscas em outras residências reais em Windsor e Norfolk. A polícia já havia declarado que estava investigando alegações de que Andrew teria compartilhado informações confidenciais com seu amigo pedófilo Jeffrey Epstein enquanto atuava como enviado comercial do Reino Unido.

Na ocasião, a polícia também confirmou que estava investigando separadamente alegações de que uma mulher teria sido traficada para o Reino Unido por Epstein para ter um encontro sexual com Andrew.

Andrew Mountbatten-Windsor é o primeiro membro da Família Real a ser preso desde Carlos I.

O rei Stuart foi detido no final da Primeira Guerra Civil, em 1646, antes de conseguir escapar de Hampton Court. 
Ele foi capturado novamente pelos parlamentares de Oliver Cromwell, antes de ser julgado por traição.

Charles foi considerado culpado e executado em 30 de janeiro de 1649, em frente ao Banqueting House, em Whitehall, Londres.

Outros membros da realeza tiveram problemas com a lei bem menos graves.

A princesa Anne, irmã mais velha de Andrew, foi processada sob a Lei de Cães Perigosos em 2002, depois que sua bull terrier inglesa, Dotty, mordeu dois meninos no Windsor Great Park.
  
The force previously said it was reviewing claims Andrew allegedly shared sensitive information with his paedo pal Jeffrey Epstein while serving as the UK’s trade envoy.

Cops also confirmed at the time that the force was separately probing allegations a woman was trafficked to the UK by Epstein to have a sexual encounter with Andrew.

O Rei

O Rei Charles priorizou o dever hoje, ignorando as vaias do público após a prisão de seu irmão mais novo, Andrew.

O monarca de 77 anos foi recebido com uma mistura de vaias e aplausos ao chegar a um evento em Londres nesta tarde.
Ele cumpriu firmemente seus deveres reais e compareceu à Semana de Moda de Londres – enquanto Andrew está detido e sendo interrogado pela polícia por má conduta em cargo público.

Charles usava um terno cinza e camisa branca enquanto assistia ao desfile da estilista britânica-nigeriana Tolu Coker na primeira fila.

O monarca foi recebido com vaias ao chegar, poucas horas depois de divulgar um comunicado sobre a prisão de seu irmão.

Membros da imprensa gritaram perguntas para o Rei enquanto ele se retirava, mas ele não respondeu.