Direito

SINAIS DE QUE TÁ FERRADO: JÚRI POPULAR VAI DECIDIR A SORTE DE DANIEL

Daniel Alves deverá ir à julgamento ainda neste 2023
Tasso Franco , da reda��o em Salvador | 31/07/2023 às 19:15
Se for condenado pode pegar 10 anos de cadeia
Foto: Lucas Figueiredo CBF
    MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. O ex-jogador da seleção brasileira, Daniel Alves, irá a julgamento na Espanha. A Justiça da Catalunha encerrou a investigação sobre a denúncia contra o brasileiro, e concluiu que existem provas suficientes de que ele tenha cometido "agressão sexual com acesso carnal" contra uma mulher de 23 anos no dia 30 de dezembro, na boate Sutton, em Barcelona.

  2. De acordo com o jornal El Mundo, se for considerado culpado, o jogador pode ficar preso por um período de oito a 10 anos. A Justiça também impôs o pagamento de € 150 mil (R$ 783 mil) à vítima por danos morais e psicológicos, caso seja condenado.

  3. O jogador de 40 anos foi intimado para comparecer perante a juíza Concepción Cantón na próxima quarta-feira (2). Ele será formalmente notificado da acusação, e terá uma última chance de se manifestar perante a magistrada. Promotoria e defesa também apresentarão argumentos sobre o caso.

 4. Depois, será determinada a data para o julgamento, que deve ocorrer entre o fim de 2023 e o início de 2024.
Daniel Alves está preso de forma preventiva desde o dia 20 de janeiro, sem possibilidade de pagar fiança. Desde então, o brasileiro teve três pedidos de liberdade negados, o último deles em junho.
                                                     ****
  5. Diretor da NASA promete provas de OVNI, os discos voadores. Será que vai apresentar um marciano?

  6. Em entrevista à TV Band Bahia nesta segunda-feira, 31, o presidente do Partido dos Trabalhadores da Bahia, Éden Valadares, afirmou que a legenda vai trabalhar em conjunto com os partidos que compõem a base de Jerônimo Rodrigues para que o governador do estado e o presidente Lula saiam vitoriosos em todos os municípios baianos no pleito de 2024. 

  7. Éden disse ainda que a “candidatura do PT não é um fim em si mesma” e falou sobre a responsabilidade da legenda na condução do processo eleitoral do próximo ano.

  8. “Para nós o fundamental é que Lula e Jerônimo vençam as eleições em todas as cidades da Bahia, inclusive em Salvador. Se for com candidatura do Partido dos Trabalhadores, se assim for o entendimento dos aliados, nós vamos apresentar o nome do PT. Se for o nome de alguém que esteja melhor do que o nosso, nós vamos apoiar”, afirmou o dirigente petista.

  9. Ao defender a união dos aliados nas eleições, Éden pregou a busca pelo diálogo entre a base do governador como o melhor caminho para a escolha dos candidatos em cada município. “O partido que tem o presidente da república e o governador do estado não pode se isolar por vontade própria. Tudo é negociação, nós temos senso de maturidade e senso responsabilidade”, disse Éden, ao afirmar que os partidos terão oportunidade de buscar o entendimento na próxima reunião do Conselho Político, prevista para agosto.

  10. O Tribunal de Contas do Estado (TCE) julga, nesta terça-feira (01.08), a partir das 14h30, as contas do ex-governador Rui Costa, referentes ao exercício passado, com uma inovação da gestão do presidente Marcus Presídio: todos os secretários de Estado e demais gestores foram convidados a assistir os trabalhos de apreciação do parecer do relator, conselheiro Gildásio Penedo.

  11. As contas de 2022 são as últimas do agora ministro da Casa Civil Rui Costa, que teve todas as suas prestações de contas anuais anteriores aprovadas pelo TCE. A sessão de votação é de caráter ordinário, portanto não será composta uma Mesa de Honra – mas cadeiras no plenário estarão reservadas para os gestores convidados.

  12. A Defensoria Pública da União (DPU) promoverá, entre os dias 1 e 3 de agosto, mutirão de atendimento aos familiares e às vítimas da explosão de uma extinta fábrica de fogos de artifício em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano. A ação faz parte de um ajuste entre DPU, Advocacia Geral da União (AGU) e Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e tem por objetivo realizar os acordos para o pagamento das indenizações de forma extrajudicial.

  13. O mutirão será realizado na unidade do Ministério Público do Trabalho (MPT) da cidade, que fica distante 187 km da capital. Quatro defensores públicos federais foram escalados para fazer os atendimentos e apresentar os termos dos acordos.

  14. Em 2020, o Brasil foi condenado pela Corte Interamericana de Direitos Humanos pela morte de 64 pessoas, a maioria mulheres e crianças negras, na explosão da fábrica “Vardo dos Fogos”, em 1998. Foram constatadas condições precárias de trabalho. Após a condenação do Brasil por violações de direitos humanos, a DPU passou a acompanhar o caso e a orientar vítimas e familiares.

  15. A Prefeitura vai lançar nesta terça-feira (1º), a partir das 12h, no Centro de Convenções da capital (Boca do Rio), o programa Invista Salvador, que visa estimular a abertura de novos negócios na cidade. A iniciativa conta com um pacote de ações com o objetivo de divulgar as áreas de maior potencial e de maior retorno na cidade, desburocratizar processos para agilizar a abertura de empresas e criar uma estrutura de atendimento horizontal aos investidores.

  16. O evento vai contar com a presença do prefeito Bruno Reis, da secretária de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Mila Paes, além de outras autoridades municipais, empresários e lideranças da capital baiana.

  17. O plano terá três pilares: um focado em atração de investimentos, divulgando, com base em dados, quais as áreas de maior potencial na cidade; outro focado na melhoria do ambiente de negócios, desburocratizando processos de abertura de empresas; e um terceiro que visa melhorar a experiência de quem investe, colocando técnicos para atenderem os empresários de forma personalizada.

  18. Estão abertas, até o dia 11 de agosto, as inscrições no Concurso Público para cargos técnico-administrativos, níveis superior e intermediário, nos quatro campi da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). No total, são 45 vagas, sendo 28 em São Carlos, sete em Sorocaba, outras sete no Campus Lagoa do Sino e mais três vagas em Araras. Dentre estas, há reserva de vagas para pessoas negras e para pessoas com deficiência. Os interessados devem se inscrever pelo site www.concursos.ufscar.br. Na página, também está disponível o Edital na íntegra, publicado pela Pró-Reitora de Gestão de Pessoas (ProGPe) da UFSCar.

  19. De nível superior, há vagas para Analista de Tecnologia da Informação, Contador, Físico, Médico, Veterinário, Químico, Bibliotecário, Psicólogo e Técnico em Assuntos Educacionais. Já para nível intermediário, há oportunidades para Técnicos de Laboratório das áreas Ambiental, Audiovisual, Biologia, Engenharia Civil, Geografia, Metalurgia, Química, Mecânica, além de Técnico de Tecnologia da Informação, em Contabilidade, em Enfermagem, em Agropecuária, e Assistente em Administração. O regime de trabalho será de 40 horas semanais, com exceção dos cargos de Médico e Médico Veterinário, cujo regime de trabalho é de 20 horas semanais.

  20. A seleção brasileira feminina joga contra a Jamaica. Se não tocar a bola de primeira vai voltar para casa na quarta-feira.