Direito

AUMENTAM OPORTUNIDADES PARA PROFISSIONAIS ACIMA DOS 40 ANOS

Na DISYS, uma das maiores empresas de alocação profissional do Brasil, proporção de contratados acima dos 40 não para de crescer
Flávio Costa , Salvador | 25/07/2023 às 13:46
Mirema Rangel, 54: "O que conta é a competência"
Foto: Divulgação

A contratação de profissionais mais experientes cresce nas empresas brasileiras. Segundo o Serviço Nacional de Aprendizagem Nacional (Senai), da Confederação Nacional da Indústria, o número de trabalhadores acima de 50 anos mais que dobrou no Brasil. Eram 4,4 milhões em 2006 e hoje se aproximam dos 10 milhões. Proporcionalmente, informa o IBGE, até 2060, mais da metade (54,4%) dos trabalhadores terá mais de 40 anos.


“As empresas estão se adaptando à nova realidade populacional brasileira e, dessa forma, crescem as oportunidades para profissionais acima dos 40”, afirma Mirema Rangel, coordenadora de Desenvolvimento Humano e Organizacional da DISYS Brasil, uma das maiores empresas de alocação profissional e serviços gerenciados do país. 


Todo ano, a DISYS aloca cerca de mil profissionais no Brasil e no exterior. No ano passado, 9% dos profissionais contratados pela empresa tinham mais de 40 anos. Em 2023, são 13%. “Essa proporção deve continuar crescendo”, prevê Mirema. Ela ingressou na DISYS no início de 2023, aos 54 anos. “O que conta é a competência, as habilidades do profissional. Dessa forma, reunindo maturidade com conhecimento, as oportunidades aparecem. “


É o caso do gerente de projetos Denis Freitas, de 52 anos, que trabalha na usina de aço da Gerdau em Ouro Branco (MG) desde outubro do ano passado. Para Freitas, a experiência e a maturidade contaram a favor de sua contratação.  “Essa soma traz resultados para as empresas”, diz ele. “É importante se manter atualizado, aprender sempre e mudar a forma de pensar. Ainda temos muita energia”.

 

A seguir, veja dicas da DISYS para quem tem mais de 40 anos e busca se recolocar no mercado.


Foque na aprendizagem contínua


Aprender constantemente por meio de cursos, livros, podcasts, webinars, formações, workshops e eventos da sua área de expertise são formas de adquirir novos conhecimentos. Quem buscar constantemente aprender tem uma vantagem competitiva e maior flexibilidade para enfrentar os desafios.


Aperfeiçoe sua competência digital


Em uma era cada vez mais digital, é essencial dominar habilidades tecnológicas relevantes para sua área de atuação. O conhecimento em softwares e plataformas digitais é fundamental. Investir em cursos e treinamentos online, participar de workshops e buscar certificações são maneiras eficazes de se manter atualizado.


Construa uma rede de contatos


Investir em relacionamentos profissionais é uma estratégia valiosa. Participar de eventos de networking, conferências e grupos de discussão relacionados à sua área de atuação pode proporcionar oportunidades de colaboração, compartilhamento de conhecimento e até mesmo abrir portas para novas oportunidades de emprego. Manter contato com ex-colegas de trabalho e ampliar sua rede de contatos é fundamental.


Mantenha uma atitude positiva


Por fim, é crucial adotar uma postura positiva e demonstrar adaptabilidade frente às mudanças. Empresas valorizam profissionais resilientes, que são capazes de lidar com desafios e se adaptar rapidamente a novas situações. Demonstrar entusiasmo, flexibilidade e abertura para aprender e se adaptar a novas tecnologias, processos de trabalho e pessoas são características que aumentam a atratividade de profissionais com mais de quarenta anos.


Melhore seu inglês


A falta de profissionais nos Estados Unidos e na Europa, o avanço do trabalho em home office e a vantagem cambial, com o dólar valorizado, fazem com que cada vez mais empresas estrangeiras contratem profissionais brasileiros. Melhore seu inglês e aumente suas chances de contratação.


Valorize sua experiência


Profissionais com mais de 40 anos têm a seu favor uma vasta experiência acumulada ao longo dos anos, maturidade profissional e muitas vezes pessoal. É importante ressaltar essa expertise e destacar como suas habilidades podem ser transferidas para diferentes contextos. Mostre sua capacidade de contribuir em diferentes áreas e projetos.