Direito

PREFEITURA VISTORIOU MAIS DE 19 MIL ESTABELECIMENTOS NA FASE VERDE

Até o dia 1º de agosto, foram contabilizadas 132 notificações, 45 aglomerações dispersadas e 18 interdições
Secom Salvador , Salvador | 03/08/2021 às 15:37
Fiscalização
Foto: Jefferson Peixoto/Secom

Desde a flexibilização para a fase verde das atividades na capital baiana, no dia 9 de julho, a força-tarefa liderada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), com o apoio da Polícia Militar (PM-BA), vistoriou 19.862 estabelecimentos durante os finais de semana. Até o dia 1º de agosto, foram contabilizadas 132 notificações, 45 aglomerações dispersadas e 18 interdições.

 

No último final de semana de julho, o órgão vistoriou 2.659 estabelecimentos, 61 bairros e realizou quatro interdições em dois bares nos Barris, um em São Marcos e outra em uma casa de eventos no bairro do Lobato. Também foram dispersadas sete aglomerações em uma rua de Itapuã, uma em Fazenda Grande do Retiro, duas em Sussuarana, uma em Marechal Rondon, outra em Fazenda Grande I e mais uma Cajazeiras XI. 

 

Já a Operação Silere, realizada de forma integrada entre a Sedur e polícias Militar e Civil, além da Transalvador, recebeu 622 denúncias, vistoriou 102 bairros e apreendeu 48 equipamentos de som nos bairros Lobato, Sussuarana, Fazenda Grande, IAPI, Caixa D’Água, Baixa de Quintas, Campinas de Pirajá, Cajazeiras e Fazenda Grande I. As localidades mais denunciadas durante o final de semana foram Itapuã, Liberdade, São Marcos e Paripe.

 

Mesmo com o mau tempo, os agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) observaram possíveis movimentos que pudessem gerar aglomerações, a exemplo da Barra, onde foi realizado o patrulhamento preventivo. Apesar da flexibilização, os cuidados para que a cidade possa avançar e continuar na fase verde devem continuar, como aponta o diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência (Susprev), Maurício Lima.

 

“É importante que, mesmo com a flexibilização, a população se conscientize e continue evitando frequentar locais onde existam aglomerações, além de respeitar os protocolos impostos, como o uso das máscaras e distanciamento. São cuidados importantes para que continuemos avançando o mais rápido possível”, alertou Lima.

 

Outras operações – No domingo, equipes da GCM participaram de ação de ordenamento na região da Baixa do Fiscal, em apoio à Semop. Na ocasião, 36 animais estavam enjaulados de forma precária, sem água e sem comida, dentre eles, jabutis e aves. Os animais foram direcionados ao Centro Estadual de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

 

Ainda durante o final de semana, foram realizadas ações de patrulhamento preventivo, proteção dos equipamentos públicos e apoio a outros órgãos, a exemplo das escoltas das vacinas e das blitze da Lei Seca.