Realizar um curso direcionado ao controle social na área de saúde. Com essa proposta, o Ministério Público do Estado da Bahia, por meio da promotora de Justiça de Itiruçu, Laíse Carneiro, em parceria com o programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), iniciou ontem, dia 20, o curso 'Conselheiros Municipais de Saúde - Capacitando para melhor servir'. A programação, que inclui visitas aos serviços de saúde, conta com quatro oficinas ministradas pelos alunos do mestrado em Enfermagem da Uesb. "O trabalho pretende propiciar desde a compreensão da realidade à produção de conhecimento na área, discutindo aspectos históricos, políticos e as implicações práticas do controle social na saúde", destaca Laíse Carneiro.
As primeiras apresentações abordaram o 'Sistema Único de Saúde e Controle Social' e o 'Planejamento em Saúde', destacando a mecânica de financiamento do SUS e a sua importância para um trabalho eficiente. Hoje, dia 21, o foco se volta para 'Os Conselheiros de Saúde e suas Realidades', dando ênfase ao funcionamento e a natureza dos conselhos de saúde, seu regimento interno, e as competências dos conselheiros municipais. Um última oficina encerra a parte teórica do curso debatendo os instrumentos de gestão e prestação de contas.
Na próxima segunda-feira, 27, os conselheiros, acompanhados pelos alunos que ministraram o curso, farão visitas aos serviços municipais de saúde dos municípios da região. Os participantes serão divididos em dois grupos e conhecerão os trabalhos desenvolvidos em Jaguaquara, Lajedo do Tabocal, Lafaiete Coutinho e Itiruçu.