A Embasa diminuiu em 66,7% o número de processos administrativos na Superintendência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/Feira de Santana) este ano. No balancete do mês de junho, divulgado pelo órgão, a Embasa aparece com 31 processos. Em janeiro deste ano, o Procon chegou a contabilizar 93 ações contra a empresa.
A redução dessas demandas é resultado de intervenções da Embasa, iniciadas em março, com a implantação do Comitê Interno de Conciliação, criado para acompanhar os atendimentos no órgão ainda na fase preliminar, antes da instauração de processo administrativo, agilizando a resposta ao consumidor.
O workshop Saneamento e Direitos do Consumidor, realizado pela Embasa com a equipe do Procon em maio, também foi uma das ações desenvolvidas neste sentido. No encontro, a empresa apresentou as causas mais comuns de queixas por parte dos consumidores, como o alto consumo, além de seus principais procedimentos. Temas como classificação e progressividade da tarifa, controle de vazamentos e acompanhamento da leitura também foram abordados no encontro.
A Embasa recebeu 137 queixas durante o mês de junho, o que corresponde a 0,02% de um universo de mais de 500 mil clientes atendidos em Feira. "Já avançamos bastante na redução dos processos, mas continuamos trabalhando para diminuir também as queixas. A Embasa está sempre à disposição para atender aos questionamentos dos clientes", ressaltou o gerente do Escritório Local da Embasa, José Neydson Eloy.
Canais de relacionamento - Boa parte das queixas que os clientes levam ao Procon podem ser resolvidas diretamente com a Embasa. O consumidor pode entrar em contato com a empresa na Loja de Atendimento, situada à Rua Desembargador Felinto Bastos (antiga Rua de Aurora), pelo teleatendimento 0800 0555 195 (ligação gratuita) e pelo site http://www.embasa.ba.gov.br/, na seção Fale Conosco.