Direito

TJ ORIENTA SUPERVISORES PARA MEDIAÇÕES CONFLITOS NOS BALCÕES CIDADANIA

veja
| 23/08/2010 às 16:43
Justiça se organiza para melhor atender os cidadãos
Foto: Nei Pinto
Supervisores do Balcão de Justiça e Cidadania participam do ciclo de palestras "Capacitação em Mediação de Conflitos, que se realiza de hoje a sexta-feira, no auditório do Tribunal de Justiça. A iniciativa tem como objetivo padronizar os trabalhos de mediação feitos pelos servidores, na capital e no interior. Na quarta-feira, será apresentado o novo sistema de informática dos Balcões.

Na abertura dos trabalhos, hoje pela manhã, o juiz Ricardo Schmitt, assessor da Presidência, falou aos servidores sobre a importância do evento. Estão sendo apresentadas técnicas para a mediação de conflitos e estratégias de negociação e arbitragem. As palestras também abordam questões como o tratamento entre as pessoas e ressaltam que a própria mediação e a conciliação estão presentes no dia a dia.

"As palestras são importantes porque aumentam a qualidade do atendimento à população dentro do processo. É essencial que ocorra esse tipo de reciclagem de forma constante para capacitar os mediadores nas diversas técnicas que compõem a mediação", explica a instrutora Mônica Vasconcelos, professora de Direito Constitucional da Faculdade Ruy Barbosa.

Os servidores aprovam a iniciativa. "O curso é muito bom, e o conceito aplicado vai nos ajudar muito", diz Aline Almeida, supervisora do Balcão que funciona no bairro de São Caetano. Já Benedito Cabral, supervisor do Balcão de Narandiba afirma que "tudo o que vem para orientar, unificar, trazer qualidade e mais informações é muito válido". O supervisor também salienta que a padronização facilita o trabalho. "No Balcão do meu bairro, as partes saem satisfeitas com o atendimento, e nós minimizamos os conflitos. A aceitação pela comunidade está sendo bastante positiva".