Vide
Falta de condições no local do trabalho, sem ar condicionado e sem espaço
Foto: SINPOJUD
O SINPOJUD e o SINTAJ foram chamados pelos colegas servidores da Secretaria Turma Recursal para apoio de uma paralisação, inicialmente de 24 horas, na última sexta-feira. Os servidores da Secretaria, Recepção/Recebimento Extraordinário e MD de Segurança, dos turnos da manhã e da tarde, reivindicavam o mínimo em relação ao espaço em que trabalham: água potável e ventilação.
Há três anos que essa turma vem pedindo à supervisora, diretores, juízes. Chegaram ao limite e encaminharam documento avisando sobre a paralisação de 24 horas ao Juiz de Direito Moacir Reis Fernandes MD Coordenador dos Juizados Cíveis e Criminais do Estado da Bahia. A Turma Recursal está lotada numa sala de aproximadamente 8 m2, no Fórum Ruy Barbosa, sem ventilação, ar condicionado, sobre um carpete velho, armários cheios de processos, que tomam quase todo o pequeno espaço para desenvolver "qualquer trabalho" - é um local insalubre.
O documento enviado ao Juiz de Direito pela Turma Recursal diz que "estamos trabalhando em um calor insuportável! Suportamos até o momento, por sermos responsáveis e por acreditarmos que a solução estaria a caminho, porém anos se passaram e os paliativos - ventiladores - não resolvem o malestar. CHEGAMOS AO NOSSO LIMITE".
Ainda segundo o documento "decidimos que como alerta vamos cruzar os braços e só voltaremos aos nossos postos, na segunda-feira, dia 15", após o final de semana, tempo suficiente para atender as poucas e necessárias reivindicações: aparelhos de ar condicionado na sala de Recepção, também na sala de Recurso Extraordinário e na de Mandado de Segurança. Bebedouros de água - com água (SIC?).
Com a presença dos diretores do SINPOJUD e do SINTAJ houve reunião com a Juíza Nicia Olga, que procurou de maneira clara e conciliadora pedir que os servidores voltassem ao trabalho, que ela mesma iria buscar providências imediatas para solucionar os problemas da categoria naquele setor.
Logo depois, servidores e dirigentes foram até a sala do Administrador do Fórum Hudson Pinheiro que se prontificou a instalar o ar condicionado novo, que estava no depósito, no final de semana. "As outras reivindicações serão atendidas de acordo com os trâmites administrativos