Desembargadores, juízes convocados e auxiliares participaram hoje pela manhã, no Auditório do Tribunal de Justiça, da primeira aula do curso Capacitação em Poder Judiciário, ministrada pelo professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Luiz Mello Serra, também juiz da 50ª Vara Cível do Rio de Janeiro, sob o tema "Administração de Serventias Judiciais".
O curso, coordenado pela Assessoria Especial da Presidência III e executado pela FGV, tem por objetivo preparar magistrados e operadores do Direito como agentes proativos da modernização jurisdicional e administrativa do Poder Judiciário, abrangendo conhecimentos das áreas de Direito, Administração, Economia e Ciências Sociais.
O programa contém cinco disciplinas, ministradas em 40 horas de aula, sempre às segundas-feiras, das 8 às 18 horas, até o dia 14 de dezembro. Hoje foram discutidos modelos de gestão atualmente em prática e mostrado como tais modelos podem ser melhorados a partir de adoção de técnicas vindas de fora do meio jurídico. Até o final da tarde, serão abordadas experiências de outros tribunais.
Da grade curricular ainda constam as disciplinas "O orçamento como instrumento de planejamento e controle", "Práticas inovadoras para a modernização da Gestão no Poder Judiciário", "Ética e Poder Judiciário e Inovação" e "Organização da informação e do conhecimento no ambiente jurídico".
Referência nacional no âmbito acadêmico, a FGV já realiza este curso para a Escola Nacional da Magistratura em parceria com a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). O programa está cadastrado na Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam/STJ) e pode ser utilizado na pontuação para promoção por merecimento.