Direito

TRE RECADASTRA TODO ELEITORADO DE POJUCA PARA EVITAR POSSÍVEIS FRAUDES

Veja
| 04/11/2009 às 17:19
O recadastramento dos 20 mil eleitores de Pojuca começa nesta quarta-feira, 4
Foto: ASCOM TJ/BA

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) iniciou hoje pela manhã o recadastramento biométrico dos eleitores da 200ª Zona eleitoral, no município de Pojuca, procedimento com o qual o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pretende diminuir os riscos de fraude no voto, e que será aplicado em pelo menos um município de cada Estado nas eleições de 2010.

"Não vejo a hora de votar na urna mais moderna e segura do mundo", disse, entusiasmada, Nenda Maria Conceição dos Santos, 62 anos, ao passar pelo recadastramento, no Fórum Walter Nogueira, no bairro de Nova Pojuca. Todos os mais de 20 mil eleitores da 200ª Zona Eleitoral devem se recadastrar, sob pena de ter o título cancelado e, por conta disso, não poder fazer concurso público, tirar passaporte ou tomar empréstimo em banco oficial.

Os trabalhos, abertos pela corregedora regional eleitoral, juíza Cynthia Maria Pina Resende, a juíza da Zona Eleitoral, Maria de Lourdes Melo, e a secretária de Tecnologia da Informação do TRE, Cinthia Almeida da Silveira, prosseguem até o dia 3 de dezembro, sempre das 8 às 18 horas.

O procedimento é realizado com o Kit Bios, composto por computador, máquina fotográfica digital, tela, lâmpada e leitor de impressões digitais, equipamentos necessários para realizar a renovação do título no novo modelo. O kit foi utilizado pela primeira vez nas eleições de 2008 como projeto piloto nos municípios de São João Batista (SC), Colorado do Oeste (RO) e Fátima do Sul (MS).