Durante sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público baiano, o procurador-geral de Justiça Lidivaldo Reaiche Raimundo Britto outorgou a 'Medalha Comemorativa do IV Centenário do Ministério Público Brasileiro' aos procuradores de Justiça que integram o Colegiado.
No ato, ocorrido na noite de ontem, dia 2, na sede do MP, Lidivaldo Britto assegurou que, "de cabeça erguida, a Instituição tem muito a comemorar, principalmente pelo que tem feito em favor dos menos favorecidos, que sabem que aqui encontram atendimento aos seus pleitos". Ele agradeceu aos procuradores de Justiça agraciados com a honraria e aos demais membros do parquet "pelo trabalho que realizam e que faz do MP uma instituição de credibilidade". Ressaltando que o MP é uma instituição perene e permanente, o presidente do Colégio de Procuradores de Justiça enfatizou que a sociedade deve garantir a continuidade da independência da Instituição, "principalmente nesse momento em que segmentos buscam o retrocesso do MP".
Lidivaldo Britto lembrou que as festividades pelos 400 anos do Ministério Público foram iniciadas em 6 de março último, com a reinauguração da primeira sede própria do MP baiano, demonstrando sua satisfação pelo MP, no próximo ano, inaugurar sua nova sede, que se encontra em construção no Centro Administrativo da Bahia (CAB), passando a contar com mais espaço para o atendimento às crescentes demandas da população.
Enfatizou ainda que as comemorações continuam no próximo dia 25, às 19h, quando diversas autoridades participarão, no salão nobre do Fórum Ruy Barbosa, em Salvador, da solenidade oficial do IV Centenário do Ministério Público Brasileiro, oportunidade em que os homenageados receberão a Medalha Comemorativa do IV Centenário, instituída pelo Ato 338/2009, publicado no Diário de Justiça Eletrônico de 21 de agosto último. Dentre os convidados que já confirmaram presença na cerimônia, destacou o PGJ, estão o procurador-geral da República de Portugal, Fernando José Matos Pinto Monteiro, e o governador da Bahia, Jaques W