vide
Na última terça-feira o secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Nelson Pellegrino participou do Seminário "25 Anos da Lei de Execução Penal e o Sistema Penitenciário Brasileiro", em Brasília, representando o governador Jaques Wagner e sugeriu que, a partir de agora, as delegacias sejam construídas sem carceragem.
Para substituí-las Pelegrino recomendou a construção de minipresídios nos municípios, de presídios regionais e de Presídios de Segurança Máxima. Na opinião dele há uma inversão do sistema. Hoje o preso cumpre pena em presídios, normalmente distantes do município onde mora ou em delegacias.
O secretário acredita que a solução para a superlotação das delegacias está na construção dos minipresídios, dos presídios regionais e dos presídios de segurança máxima, além da desativação da carceragens já existentes.
De acordo com o secretário, a Câmara está trabalhando para destinar R$ 1 bilhão no ano que vem para a construção desses presídios e espera tirar 165 mil detentos das delegacias em todo o país, sendo 6 mil deles só na Bahia