Guilherme Carvalho dos Santos foi o primeiro recém-nascido registrado hoje no Posto Avançado de Registro Civil (Parc) inaugurado no final da manhã no Hospital Geral de Camaçari (HGC), por meio de convênio assinado pelo prefeito Luiz Carlos Caetano e a corregedora das Comarcas do Interior, desembargadora Maria José Sales Pereira, representante da presidente Sílvia Zarif na cerimônia.
A corregedora disse que os Parcs contribuem para uma tendência futura de crianças registradas já na primeira infância e alertou que o registro civil é o primeiro reconhecimento legal e social do indivíduo, documento que formaliza a existência do cidadão para o Estado, norteando as políticas públicas.
Na visão dos pais, iniciativas como essas são fundamentais, já que, no pós-parto, são tantas as tarefas que, às vezes, é difícil cuidar logo do registro.
Por ser a maternidade referência de partos cesáreos da região, a expectativa, segundo a diretora-geral do hospital, Dorilda Pimenta Vasconcelos, é realizar no Parc cerca de 300 registros mensalmente. desafogando o Cartório do 1º Ofício do Registro Civil de Pessoas Naturais da comarca.
O posto vai beneficiar ainda filhos de mulheres de Dias D´Ávila, Simões Filho, Candeias e Pojuca, também atendidas no Hospital Geral de Camaçari, funcionando em horário administrativo, com um servidor do cartório, em uma sala no térreo.
Além da unidade do HGC, o TJ mantém quatro outros Parcs: em Salvador, na Maternidade Professor José de Maria Magalhães Neto; em Lauro de Freitas, no Hospital Menandro de Farias; em Feira de Santana, no Hospital Inácia Pinto dos Santos; e em Vitória da Conquista; no Hospital Esaú Matos.
Participaram da solenidade o juiz corregedor das Comarcas do Interior, João Lopes da Cruz; a juíza da 1ª Vara Cível de Camaçari, Júnia Borges; a juíza da 2ª Vara Crime e diretora do fórum de Camaçari, Rosana Passoso; o secretário estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Nelson Pelegrino; a procuradora de Justiça de Camaçari, Juliana Varela Rodrigues de Barros; a secretária de Saúde de Camaçari, Efigênia Cardoso; e o presidente da OAB-Camaçari, Sérgio Paiva. O Secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla, esteve representado pelo chefe de gabinete, Washington Couto.