Direito

CASAMENTOS DO FÓRUM RUY BARBOSA SERÃO TRANSFERIDOS PARA A PUPILEIRA

vide
| 30/06/2009 às 13:23
Reunião analisa projetos artísticos para o Memorial do Tribunal de Justiça
Foto: ACS TJ

A presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargadora Sílvia Zarif, reúne-se amanhã, 1º, às 13 horas, na sala da Presidência, com uma especialista em História da Arte e integrantes da Subcomissão do Monumento do IV Centenário, para obter parecer técnico sobre os projetos apresentados por artistas baianos. Só depois da análise o projeto será escolhido.

A decisão foi tomada hoje pela manhã em plenária da Comissão Organizadora das Comemorações do IV Centenário, na Sala do Convívio, que contou com a presença da presidente.

A desembargadora aproveitou a ocasião para parabenizar a comissão pelo andamento dos trabalhos, ressaltando a abertura da Exposição Itinerante do IV Centenário, ontem, no Átrio do Fórum Ruy Barbosa, com a presença do conselheiro Marcelo Nobre, do CNJ, do embaixador de Portugal no Brasil, João Salgueiro, e do cônsul-geral de Portugal na Bahia, João Sabido da Costa, secretários de Estado, do procurador geral do Estado, Rui Moraes representando o governador Jaques Wagner, do comandante do 2º Distrito Naval, vice-almirante Arnon Lima Barbosa, e demais autoridades civis e militares.

CONVÊNIO

A presidente informou ainda que o Tribunal vai assinar convênio com a Santa Casa de Misericórdia para abrigar, temporariamente, no Campus da Pupileira, os casamentos realizados no Fórum Ruy Barbosa, enquanto não estiver pronto o prédio que centralizará todos os cartórios da Cidade Baixa e da Fundação Politécnica, além de um novo Salão de Casamentos, no prédio da antiga Mesbla Veículos, no bairro dos Mares.

Com a mudança, o Salão de Casamentos do Fórum Ruy Barbosa será liberado para abrigar o  Memorial do Poder Judiciário, com acervo composto por documentos, esculturas, fotografias e objetos que contem a história do Tribunal de Justiça da Bahia. A instalação acontece até o final do ano.

A pauta da plenária abordou ainda detalhes da chegada, na próxima segunda-feira, do presidente do Tribunal Constitucional de Portugal, Rui Gens de Moura Ramos, que vai proferir palestra no seminário "A Justiça no Século XXI", também pela programação dos 400 anos, terça-feira, em Feira de Santana.

Depois de Feira, os seminários ocorrerão até outubro em Barreiras, Juazeiro, Teixeira de Freitas e Itabuna/Ilhéus. Já a Exposição Itinerante ainda será realizada no Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Brasília, Minas Gerais, Portugal, Pará e Maranhão.

Além do presidente, desembargador Antonio Pessoa Cardoso, e outros integrantes da Comissão Organizadora, participaram da reunião o cônsul-geral de Portugal na Bahia, João Paulo Sabido da Costa, os desembargadores Maria da Purificação da Silva, Justino Teles e Raimundo Queiroz, o chefe do MP, Lidivaldo Britto, o superintendente do Ipraj, Pedro Vieira, o diretor geral do TJ, Salvador Neuraci, e o diretor administrativo, Maurício Dantas.