Direito

TJ PROMOVE ENCONRO COM 60 JUIZS DE COMARCIAIS ENTRÂNCIA INICIAL

vide
| 02/05/2009 às 20:17

Cerca de 60 juízes da entrância inicial vão participar no dia 8, das 8h30 às 17 h, no Auditório do TJ, do seminário "Implantando e Gerenciando Unidades Gestoras", promovido pelo Tribunal de Justiça, por meio do Ipraj, e com a participação da presidente Sílvia Zarif no encerramento.

O evento integra o Programa de Descentralização Administrativa e Financeira do Poder Judiciário, que pretende dotar todas as comarcas do Estado de autonomia para realizarem a gestão administrativa e financeira localmente. Será a segunda edição do seminário, que, em dezembro do ano passado, trouxe mais de 45 magistrados do interior ao Auditório do TJ para conhecer os objetivos, atividades e metas do Programa.

O superintendente do Ipraj, Pedro Vieira, fará a abertura, apresentando as ações do Plano de Investimentos do Poder Judiciário em andamento, incluindo a implantação de 175 unidades gestoras até o final do ano. Segundo Vieira, a descentralização administrativa e financeira é o melhor caminho para uma maior eficiência na administração pública. "Com a descentralização, temos condições de atender a todas as comarcas do Estado, dotando-as de condições de prestarem um bom serviço aos cidadãos", afirma.

A programação do evento no turno da manhã incluirá ainda a apresentação detalhada dos objetivos, atividades e metas do Programa de Descentralização pela coordenadora pelo Ipraj, Maria Célia Falcão, e o depoimento da juíza Rita de Cássia Ramos de Carvalho sobre sua experiência de gestão administrativa bem sucedida na Comarca de Itaparica.

À tarde, os juizes conhecerão os procedimentos de implantação e consolidação de uma unidade gestora, previstos na Norma 05/05, entendendo quais os papéis e responsabilidades dos executores (servidores designados) do sistema Sicof e a importância do planejamento para promoção de melhorias efetivas na localidade.

Comarcas participantes


Os juízes que estão sendo convidados a participar do seminário "Implantando e Gerenciando Unidades Gestoras" atuam nas comarcas de Abaré, América Dourada, Antas, Barra da Estiva, Belo Campo, Boquira, Botuporã, Brotas de Macaúbas, Caldeirão Grande, Cansanção, Canudos, Casa Nova, Central, Chorrochó, Conceição do Jacuípe, Coração de Maria, Gavião, Gentil do Ouro, Glória, Iaçu, Ichu, Itaquara, Itiruçu, Itiúba, Ituaçu, Jaguarari, Jaguaripe, Jeremoabo, Jiquiriçá João Dourado, Jussara, Macururé, Marcionílio Souza, Morpará, Nilo Peçanha, Nova Fátima, Nova Soure, Olindina, Oliveira dos Brejinhos, Paramirim, Paratinga, Pilão Arcado, Pindaí, Pindobaçu, Queimadas, Quixabeira, Riacho de Santana, Rodelas, Santa Bárbara, Santaluz, São Domingos, São Gabriel, São José do Jacuípe, Sátiro Dias, Serra Preta, Serrolândia, Sobradinho, Teodoro Sampaio, Teofilândia, Tremedal, Una, Várzea do Poço e Wenceslau Guimarães.