Vide
Em face dos bons indicadores apresentados por Lauro de Freitas, o Tribunal de Contas dos Municípios decidiu proceder auditoria operacional na Secretaria de Saúde do município, como parte do Programa de Modernização dos Tribunais de Contas Brasileiros (Promoex), com financiamento do governo federal e do Banco Mundial. A auditoria será realizada este ano no Programa de Atenção Básica -Programa de Saúde da Família.
No conjunto de metas estabelecidas para a 1ª Etapa do Promoex, prevê-se a realização de três auditorias operacionais. A auditoria operacional é uma moderna ferramenta da ação fiscalizatória, que visa à avaliação dos resultados e o aperfeiçoamento das políticas públicas e dos programas governamentais.
Com vista ao alcance da meta estabelecida, foi realizado, no período 2007/2008, sob a coordenação do Instituto Rui Barbosa, órgão técnico dos TCs, e com recursos do Promoex, o Curso de Auditoria Operacional, abrangendo os 33 tribunais de contas dos estados, distrito federal e municípios, realizando um projeto-piloto em programas de educação.
O TCM participou do curso com seis auditores e técnicos. A auditoria operacional foi realizada na Prefeitura de Salvador, nos programas de capacitação de docentes (professores) da rede municipal. O relatório com as recomendações de aperfeiçoamento está em apreciação pelo pleno do TCM.