Os processos de licitação para contratação das empresas que construirão novos fóruns do interior do Estado foram iniciados na manhã de hoje. A Concorrência Pública 001/09, dividida em três lotes contemplando as comarcas de Boa Vista do Tupim, Tucano e Iraquara, foi aberta às 9 horas pela Comissão Especial de Licitação, com o credenciamento de 26 construtoras interessadas.
Depois da verificação dos documentos apresentados pelas empresas, foram abertos os envelopes com as respectivas propostas comerciais. Apenas as de menor valor serão consideradas para a fase de habilitação, quando as empresas são analisadas sob os aspectos técnicos, financeiros e jurídicos.
O presidente da Comissão Especial de Licitação, Alberto Belfort, explica que, na montagem dos editais para a construção dos 20 fóruns previstos para este ano, foi tomado todo o cuidado para que os processos licitatórios tivessem uma ampla participação de empresas concorrentes e fossem concluídos o mais rápido possível. "Seguindo os prazos legais exigidos em processos de licitação pública, incluindo o período para possíveis apresentações de recursos pelos participantes, acreditamos que, no mais tardar, em 30 dias, teremos as construtoras contratadas e as primeiras obras começando", disse.
O prazo para execução das obras é de 150 dias corridos, a contar da data de emissão da ordem de serviço pela Gerência de Projetos e Obras do Ipraj, unidade responsável pelo acompanhamento da execução dos serviços contratados. Amanhã, será realizada a abertura da Concorrência Pública 002/09, que prevê a construção dos novos fóruns de Guanambi e Teixeira de Freitas. Na semana que vem, duas concorrências licitarão as outras 15 obras previstas para 2009.