Disse também que o Judiciário brasileiro é, hoje, o poder mais transparente e que, nesse processo de autoconhecimento, assumiu estar muito aquém do desejável. "Vivemos esta angústia de não poder distribuir de forma igualitária uma Justiça de qualidade, com celeridade e para mudar essa realidade é que estamos investindo em capacitação, modernização e, por meio dos balcões, na resolução dos conflitos no seu nascedouro, evitando que se transformem em processos acumulados nas nossas prateleiras", afirmou.
O balcão do Imbuí é o 42º do Estado (23 na capital e 19 no interior) e 12º inaugurado em pouco mais de um ano da atual administração - que tinha como meta instalar apenas dez ao longo de todo o biênio.
Cerimônia
O primeiro a falar na solenidade foi o diretor geral da FTE, Adriano Miranda, que também agradeceu a oportunidade de seus alunos colocarem em prática os conhecimentos adquiridos na sala de aula com o apoio do Tribunal de Justiça, "o que retroalimenta o processo e garante um melhor resultado. Esta parceria é, realmente, muito importante para nós", declarou.
A coordenadora do curso de Direito da instituição, Maia Gelman, destacou outras vantagens que a experiência no balcão trará aos alunos, entre elas, a oportunidade de desenvolver habilidades de conciliação e mediação, de conhecer a realidade das comunidades e de tomar consciência do seu papel na sociedade.
Após o pronunciamento, a presidente Sílvia Zarif cortou a fita e percorreu as instalações, compostas por três salas de atendimento (todas com computador e acesso à Internet), uma de conciliação e uma de recepção, onde estão colocadas 17 cadeiras para garantir o conforto de quem procura os serviços da unidade. O espaço destinado ao Balcão do
Imbuí é o mesmo onde funciona, pela manhã, o Núcleo de Práticas Jurídicas da FTE.
A solenidade, da qual participaram assessores da Presidência, representantes do Ministério Público e Procuradoria do Estado, além de professores, funcionários e alunos da faculdade, contou ainda com a apresentação do Coral da Justiça e de um grupo de hip hop de Cajazeiras.