Membros do Conselho Nacional dos Defensores Públicos Gerais (Condege) entregaram ontem, quinta, 5, ao governador da Bahia, Jaques Wagner, uma moção de aplauso que destaca a atuação e o comprometimento com a instituição. A motivação da homenagem foram os recentes atos do governo baiano, que implicaram em aumento no orçamento, criação de uma ouvidoria externa e valorização da carreira do defensor com a correção remuneratória e a implementação do subsídio.
Defensores e subdefensores gerais de 10 unidades federativas, além do corregedor geral da Defensoria baiana, Marcos Vinícius Lopes de Almeida, compareceram à entrega, na sala de audiências da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia, por volta das 17h. A defensora Cristina Guelfi, presidente do Condege, e a defensora Tereza Cristina Almeida Ferreira, 2ª secretária do órgão e defensora geral da Bahia falaram pelo grupo.
Cristina Guelfi cumprimentou o governador e agradeceu pela escolha da nomeação de Tereza Cristina para o cargo de defensora geral da Bahia, cuja posse aconteceu ontem mesmo, após a entrega da moção. "O fortalecimento da Defensoria da Bahia foi um passo importante para as outras defensorias dos estados, pois será uma referência", disse a presidente do Condege destacando o avanço conquistado pela instituição baiana. Segundo ela, a Bahia pulou do 15º para o 4º lugar no ranking das defensorias fortalecidas no país.
QUALIDADE
Depois Tereza Cristina tomou a palavra e fez a leitura da placa entregue como símbolo da homenagem. "Um governo que fortalece instituições como a nossa só nos compromete com a qualidade na prestação do serviço e na promoção da cidadania", ressaltou a defensora geral da Bahia solicitando também apoio do governador para as medidas que tramitam no âmbito nacional.
O governador Jaques Wagner agradeceu a homenagem fazendo referência à "cultura" do Brasil de sempre fazer homenagens quando alguém cumpre sua obrigação. "A arte do governo é fazer mediação entre as convicções e, sem abandonar nossos princípios, interagir com a realidade", disse o governador destacando a alegria em receber o grupo e parabenizando Tereza Cristina pela posse como defensora geral no biênio 2009/2011. Ele ainda anunciou a criação de 10 centrais de aplicação de penas alternativas, que devem ser inauguradas na Bahia em breve.