Direito

SINÉSIO ASSUME TRE LEMBRANDO DO "GRITO DE INDEPENDÊNCIA" DO JUDICIÁRIO

Vide
| 05/12/2008 às 18:14
Desembargador Sinésio Cabral, novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Bahia
Foto: Foto: ACS/TJ

O desembargador Sinésio Cabral foi eleito e empossado, nesta sexta-feira, presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, em sessão solene na qual foram empossados também o vice-presidente Eserval Rocha e mais três novos juízes substitutos: os desembargadores Mário Alberto Simões Hirs e Lourival Trindade e o juiz Ruy Brito.
 

Em seu primeiro pronunciamento, o presidente Sinésio Cabral afirmou que dará continuidade ao trabalho com a devida celeridade, transparência "e, acima de tudo, independência do Tribunal Eleitoral", iniciado pelos colegas Manoel Moreira, Carlos Cintra, Ruth Pondé e Lícia Carvalho "que deram o grito de independência do Judiciário baiano, desligando-o das amarras políticas".
 
Ele parabenizou a presidente a quem sucedeu pelo ritmo de atuação empregado em 2008: "Este ano recebemos quase cinco mil processos e só deixamos de julgar 500, por excesso de recursos".


Participaram da solenidade a presidente do TJ, desembargadora Sílvia Zarif, os colegas Lícia Carvalho, Carlos Cintra, Telma Britto, Maria José Sales Pereira, Aidil Conceição, Maria da Purificação da Silva, José Cícero Landin Neto, Manoel Moreira, José Bispo, parlamentares, juízes, advogados, familiares e amigos dos empossados.


Confraternização


A posse dos novos integrantes do TRE ocorreu em clima de confraternização. Todos os juízes saudaram os novos colegas, especialmente o presidente eleito, Sinésio Cabral, que ocupava a vice-presidência do qual destacaram a característica de "pessoa tranqüila, pacificadora e prestativa".


Ontem, manifestação idêntica marcou a despedida da desembargadora Lícia Carvalho em sua última sessão de trabalho. O desembargador Carlos Cintra, os colegas da Corte e os advogados que atuam na Justiça Eleitoral prestaram-lhe homenagem, ressaltando a "transparência, celeridade e independência" com que conduziu o Tribunal. O diretor-geral, Raimundo Vieira, agradeceu em nome dos servidores.


Em agradecimento, a desembargadora declarou que procurou preservar o respeito e a confiança que a população baiana reserva hoje ao Tribunal Eleitoral. E citou os projetos "TRE Perto de Você", "Mesário Voluntário", "Ensino a Distância" e "Menor Cidadão", todos voltados para melhor servir, tirar dúvidas e se aproximar da população.