Direito

AUDIÊNCIAS DE CONCILIAÇÃO EM BROTAS RESULTAM EM 60% DE ACORDOS

Vide
| 24/11/2008 às 22:21
Mutirão de conciliação em Brotas até sexta-feira próxima (Foto/TJ)
Foto:

As audiências de conciliação realizadas a partir desta segunda-feira no 2º Juizado de Defesa do Consumidor/Extensão Brotas, onde até sexta-feira deverão ser apreciados 1,3 mil processos, resultaram em cerca de 60% de acordo. Apesar de a coordenação dos trabalhos ainda não ter fechado o balanço, esta já era a média festejada agora há pouco pelos advogados das empresas demandadas participantes (Unibanco, Lojas Insinuante IBI Card e Itaucard).

Segundo eles, quatro escritórios que representam as empresas na Bahia se anteciparam à Semana Nacional de Conciliação (de 1º a 5 de dezembro) e forneceram as listas de processos com possibilidade real de acordo, com as melhores propostas possíveis.

A advogada Paloma Lacerda, do escritório Fragata e Antunes, trouxe 248 processos do Unibanco, na maioria ações revisionais e indenizatórias, e garante ter chegado hoje a 70% de acordo. "A recomendação da empresa é buscar encerrar os processos aqui", afirmou.

INSINUANTE

Outro advogado do mesmo escritório, Leonardo Ribeiro, que está representando a Insinuante nos trabalhos, disse que, das 30 audiências realizadas hoje à tarde, 14 resultaram em acordo. "Conseguir conciliar, no nosso caso, é mais complicado, pois, muitas vezes, as ações envolvem os fabricantes, que acabam criando obstáculos", explicou, satisfeito com os aproximadamente 50% de acordos obtidos.

O coordenador de conciliação do 2º JDC, Eduardo Gesteira, informou que os trabalhos estão sendo realizados das 8 às 18 horas, em seis salas de conciliação, com audiências de dez em dez minutos e uma equipe de 18 pessoas, entre servidores e voluntários, por turno.

Os processos selecionados pelas empresas tramitam no 1° Juizado Especial de Defesa do Consumidor (Faculdade Universo), Juizado Especial Cível (Federação), Juizado Modelo Especial Cível (Unijorge), 2º Juizado de Defesa do Consumidor (Brotas) e unidades do Serviço de Atendimento Judiciário (SAJ).