Vide
A desembargadora Silvia Zarif, presidente do PT, inaugura balcão em Camaçari (F/TJ)
Foto:
A presidente do TJ, desembargadora Sílvia Zarif, inaugurou hoje, em Camaçari, o 40º Balcão de Justiça e Cidadania do Estado e 18º do interior, agradecendo às entidades parceiras, "que abrem suas portas para que os braços da Justiça se estendam às comunidades mais desassistidas".
Ela destacou, em especial, o apoio da Faculdade Metropolitana de Camaçari (Famec), que cedeu parte do espaço do Núcleo de Prática Jurídica para sediar o Balcão, além de participar com voluntários e estagiários de Direito.
Para a desembargadora, esses alunos serão tão beneficiados quanto os cidadãos atendidos no Balcão, pois, ao mesmo tempo em que estudam, estarão prestando um grande serviço à comunidade e participando do Movimento Nacional pela Conciliação. "Quem vier a este Balcão, encontrará a razão da nossa luta, que é a pacificação social", disse, lembrando que, nos Balcões, os cidadãos são orientados a resolver seus pequenos conflitos de forma consensual, evitando que se transformem em processo judicial.
De acordo com a Assessoria de Projetos Especiais da Presidência, outros dois Balcões devem ser instalados em breve em Camaçari - um na Via Parafuso, em parceria com a prefeitura, e outro na Barra do Pojuca, com o apoio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). O balcão inaugurado hoje fica na Rua Dois de Maio, 100, próximo à Casa do Trabalhador.
A solenidade contou com a participação da diretora-presidente da Associação Educativa e Cultural de Camaçari (entidade mantenedora da Famec), Celene Maria de Oliveira Santos, e da coordenadora do curso de Direito da instituição, Arlinda Paranhos, além da prefeita em exercício de Camaçari, Tereza Giffon, secretários municipais, juízes e servidores da comarca.