Direito

TJ INAUGURA MAIS UM BALCÃO DE JUSTIÇA E CIDADANIA EM SALVADOR

Vide
| 29/10/2008 às 19:11
Desembargadora Sílvia Zarif no momento de abertura do Balcão (Foto/ACS/TJ)
Foto:
  A presidente do TJ, desembargadora Sílvia Zarif, inaugurou hoje, na Igreja Batista da Graça, na Praça Lord Cochrane (Garibaldi), mais um Balcão de Justiça e Cidadania, que vai atender as comunidades do Alto da Bola, Alto das Pombas e Vasco da Gama, entre outras adjacentes, e conta com o trabalho voluntário de dez estagiários de Direito e quatro advogados, além do apoio de dois funcionários, sob a coordenação jurídica da magistrada Maria Helena Lordelo de Salles Ribeiro.


A desembargadora declarou que a inauguração deste novo Balcão, 23º a ser instalado na capital, é uma demonstração da importância que o Tribunal dispensa à cultura da conciliação e, por extensão, da pacificação social.


Ela aproveitou para destacar o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos Núcleos de Conciliação de Salvador, Vitória da Conquista e Feira de Santana, bem como pelo Núcleo de Conciliação de Precatórios, mas explicou que é nos Balcões que se concentra a política de ação social promovida pela instituição.


BRAÇOS
DO
TRIBUNAL

   "O balcão é um dos braços do Tribunal que se estende aos menos favorecidos", disse, ressaltando o trabalho em conjunto realizado entre o TJ e inúmeras entidades e instituições, por meio de convênios, a exemplo do firmado com o Centro Comunitário Batista Clériston Andrade (Cecom) para a implantação do Balcão da Garibaldi.


   A cerimônia contou ainda com a apresentação de um grupo de hip-hop, do Coral da Justiça e do sexteto de violões da Pracatum (Escola Profissionalizante de Música)  e dela participaram a procuradora da Justiça Regina Helena, representando a Procuradoria Geral de Justiça, o assessor especial da Presidência II, juiz Augusto de Lima Bispo, a assessora de Projetos Especiais do TJ, juíza Patrícia Cerqueira de Oliveira, o diretor da Emab, juiz Rosalvo Augusto, o superintendente do Ipraj, Pedro Vieira, o diretor administrativo do TJ, Maurício Dantas, e o presidente do Cecom, Roberto Melo, além de outras autoridades.


   PROJETO 

   Ao todo, a partir de agora, são 40 unidades em todo o Estado, 17 das quais no interior, e a previsão, de acordo com a juíza Patrícia Cerqueira, é que sejam entregues até o fim do ano novas unidades em Camaçari, Vera Cruz e Ilhéus. O último Balcão instalado foi o de São Gonçalo dos Campos (Recôncavo Baiano), neste sábado.