Veja
Guanambi, cidade do Sudoeste baiano, ganhou seu Fórum Eleitoral. Maior comodidade para os eleitores e melhores condições de trabalho para os funcionários do TRE são algumas das vantagens da nova unidade, que foi inaugurada esta semana e contou com a presença de várias autoridades do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) e da cidade de Guanambi.
Para o desembargador Carlos Alberto Dultra Cintra, vice-presidente do TRE, a escolha da cidade para sediar a nova construção foi "mais do que merecida, pois, além, de Guanambi ser o Pólo nº 10 do Estado, a 64ª Zona Eleitoral conta com mais de 61 mil eleitores, que merecem um atendimento melhor, num local mais adequado, com instalações mais confortáveis", afirmou.
Dultra Cintra acredita que a inauguração do prédio contribui também com o aperfeiçoamento das eleições, já que servirá como depósito para 925 urnas eletrônicas de 17 municípios das Zonas Eleitorais próximas. Para o desembargador, as urnas constituem "a essência da democracia, pois representam e fazem representar a vontade popular. Além da excelência no atendimento, a população poderá ter a certeza de que o TRE é guardião da Justiça, pois sediará aquilo que é mais importante para a solidificação da democracia: as urnas", declarou o desembargador Carlos Alberto Dultra Cintra.
MAIS CIDADES
O Diretor-Geral do TRE, Raimundo Campos Vieira, aproveitou a abertura do evento para comunicar as próximas inaugurações de fóruns, nas cidades de Jacobina e Jequié, e defender a construção de Fóruns Eleitorais em todas as cidades de grande porte do Estado.
"Se depender da administração da Justiça Eleitoral e de todo o empenho que temos empreendido neste sentido, muito em breve todo o Estado receberá construções como esta, que fazem com que o processo eleitoral transcorra com mais celeridade, sem necessidade de deslocamento de servidores, equipamentos e eleitores para as cidades vizinhas", defendeu.
Se a satisfação é grande para o TRE, o mesmo vale para os representantes locais. Na opinião do prefeito de Guanambi, Nilo Coelho, a concretização desta realidade é um grande feito. Segundo ele, a prefeitura empreendeu todos os esforços para que o projeto fosse realizado, "e teve o maior prazer em doar o melhor terreno da cidade para uma iniciativa de tão grande valia, vindo de uma instituição tão respeitada e atuante".
Citando um provérbio popular, Nilo Coelho emocionou os presentes com a seguinte frase: "Você sabe quem é o homem quando você sabe onde ele mora. A Justiça Eleitoral, aqui em Guanambi, sabe agora onde mora", enfatizou.
Bastante emocionado, o Juiz Eleitoral da 64ª Zona, João Batista Pereira Pinto, descreveu o Fórum como "um local de prestação de bons serviços para a sociedade, para os Advogados e futuros Magistrados. Por ser uma casa de todos, o Magistrado recebe-a de peito aberto; não com vaidade e orgulho próprio, mas com a consciência do importante papel social e jurídico que esta Casa prestará", declarou, sensibilizado.
Guanambi é a quinta cidade do interior baiano contemplada com um fórum exclusivamente voltado para as atividades da Justiça Eleitoral. O prédio, dotado de amplas e confortáveis instalações, possui 12 ambientes numa área de mais de 328 metros quadrados. O Fórum Eleitoral de Guanambi está situado na Avenida Presidente Castelo Branco, s/n, Aeroporto Velho.