Direito

NOVOS JUIZES TOMAM POSSE P/ AMENIZAR FALTA DE MAGISTRADOS NO INTERIOR

Aconteceu hoje no TJ
| 17/04/2008 às 19:11
A presidente Sílvia Zarif dá posse aos novos juizes no TJ (Foto/TJ)
Foto:
  A presidente Sílvia Zarif ressaltou hoje à tarde, 17, na solenidade de posse dos novos juízes substitutos do Tribunal de Justiça, a importância da nomeação dos últimos aprovados no concurso realizado em 2005 para amenizar o problema da carência de magistrados em comarcas no interior do Estado, o que só foi possível com ajustes no orçamento.

   Situou que a luta vem sendo desenvolvida pela atual Mesa Diretora  para a modernização do Poder Judiciário, com ações para combater a burocracia e tornar a prestação dos serviços mais célere, citando como exemplo a implantação do turno único de trabalho, que reduziu o problema da falta de pessoal.

   A presidente do TJ lamentou, no entanto, as grandes dificuldades que vêm acompanhando os avanços em três meses de gestão. Lembrou que desde setembro do ano passado está paralisada a movimentação de juízes iniciada pelos 50 promovidos para a capital, devido a recursos tramitando no Conselho Nacional de Justiça. "As comarcas maiores do interior do Estado não podem mais continuar sem os seus juízes e isso tem preocupado muito os membros desta Corte, que esperam que as atividades nas comarcas sejam em breve normalizadas", disse.


   SUPERAR AS
   DICICULDADES

   A presidente do TJ manifestou sua esperança no trabalho dos novos magistrados, em meio às dificuldades da Justiça baiana para resgatar uma imagem de dignidade e para superar as dificuldades materiais nas comarcas distantes da capital. Falou principalmente aos juízes oriundos de outros 15 Estados, afirmando que não há como comparar localidades do Nordeste com outras do Rio Grande do Sul ou São Paulo, que dispõem de padrões mínimos de serviços modernos, enquanto na Bahia existem pouco conforto e muito trabalho. Mas afirmou esperar que cada um aplique sua força em benefício da comunidade.


  A solenidade contou com a presença da 1ª vice-presidente, desembargadora Lealdina Torreão, do 2º vice-presidente, desembargador Jerônimo dos Santos, da corregedora-geral, desembargadora Telma Britto, e da corregedora das Comarcas do Interior, desembargadora Maria José Sales Pereira.


Participaram ainda da posse os presidentes da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Aírton Mozart Valadares, e da Associação dos Magistrados da Bahia (Amab), Ubiratan Pizzani.

   os juízes

  Os juízes empossados foram: Adriano de Lemos Moura, Tarcísia de Oliveira Fonseca, Ely Christiane Esperon de Miranda Rosa, José Ricardo Costa e Silva, Dario Gurgel de Castro, Carlos Eduardo Regílio Lima, Rodolfo Nascimento Barros, Paulo Sérgio Ferreira de Almeida, Fernando Marcos Pereira, Sérgio Luís Rocha Pinheiro, Egildo Lima Lopes, José Onofre Alves Júnior, Alysson Camilo Floriano da Silva, Pedro Henrique Izidro da Silva, Rojas Sanches Junqueira, Marley Cunha Medeiros, Oclei Alves da Silva, Francisco Pereira de Moraes, Ivana Pinto Luz e Gaydson Santo Soprani Massaria.