Milhares de pessoas compareceu ao circuito festa aberta pela Kombi do Livrório e fechada com o Baiana System. Criado em 2014, na gestão ACM Neto, o evento cresceu tanto que a PMS mudou o dia de domingo para sábado, o que, nesse ponto, acertou.
O Furdunço é marcado pelas apresentações pagas pela Prefeitura - todos têm que usar a marca da Prefeitura - nmum Carnaval a cada dia mais estatizante e sem criatividade. Neste ano, a programação reúne 57 atrações, entre elas Daniela Mercury, Armandinho e Irmãos Macedo, Parangolé, Pagodart, Escandurras, Filhos de Jorge, Ken, o cantor da Ribeira, O Circo, Aranhas (cantou sucesso de Raul Seixas, um fiasco). O mais destacado, salvo melhor juizo foi Daniel Vieira.
O Baiana Sytem muito esperado passou muito tarde e a maioria dos foliões já tinha ido embora, mas, mesmo assim puxou uma multidão mais de jovenas malhados homens;
O presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, disse em nota que "começamos com o pé direito esse pré-carnaval. Acho que em 2026 a gente teve um aumento significativo no público das festas populares, todas elas, sem exceção. Tivemos uma Festa de Iemanjá com um público recorde, assim foi também na Lavagem do Bonfim. E agora a gente está aí, com esse grande Carnaval será realizado”, disse.
Ainda de acordo com a nota da PMS, entre as primeiras atrações a desfilar no Furdunço esteve o Grupo Corrupio, que completa 10 anos e participa pelo terceiro ano consecutivo do evento. A cantora Mariana Caribé destacou a proposta do grupo de aproximar diferentes gerações por meio da música.
“Ou seja, uma música que vai ligar pais, filhos, netos, avós, tios... Músicas do cancioneiro tradicional infantil. Além disso, a gente compõe canções, apresentando o Brasil musical para as crianças, trazendo um maracatu, um jongo, um frevo, um samba de roda”, explicou.
Presente desde a primeira edição do evento, em 2014, o cantor Chico Gomes, que comanda a banda Marana, exaltou o perfil do Furdunço. “Essa festa tem uma cara de Carnaval mais ameno, mais bacaninha, para a galera curtir na maior paz, numa coisa talvez mais aconchegante. E os artistas também trazem um repertório mais eclético, que vai conduzindo a plateia por vários ritmos”, afirmou.
A programação do pré-Carnaval segue neste domingo (8), com o Fuzuê, também no Circuito Orlando Tapajós, reunindo bandas acústicas, blocos de mascarados e manifestações culturais. Na sequência, acontecem a Melhor Segunda-Feira do Mundo, sob comando de Xanddy Harmonia, o Pipoco, com Léo Santana, na terça-feira (10), e a festa Habeas Copos, marcada pelas fanfarras, na quarta-feira (11). A abertura oficial do Carnaval será na quinta-feira (12).