Cultura

OS ESCRAVOCRATAS TORTURAVAM E REZAVAM AO MESMO TEMPO NOS ENGENHOS

A capela de Nossa Senhora da Conceição da Freguesia é geminada à casa grande, exemplar único no Recôncavo
Tasso Franco , Salvador | 24/01/2026 às 13:12
A capela dedicada à Nossa Senhora da Conceição colada à Casa Grande
Foto: BJÁ
  Creio que não precisa dizer que os escravocratas brasileiros eram católicos, pios, embora tementes a Deus, explorassem a mão de obra humana de forma brutal.

E quem visitar o Museu do Recôncavo Wanderley Pinho vai ter oportunidade de ver, de conhecer, uma imensa peça de madeira que era um objeto para castigo e tortura dos escravos composta por vários buracos uns menores outro maiores, cada uma com 15 buracos, peça que se abria e onde eram colocados braços e pescoços dos escravos e depois essa peça era fechada e vê-se uma imensa fechadura na ponta. E, postos nessa peça de tortura, os escravos ficavam trançados horas, dias, a depender do castigo.

 Mesmos assim os senhores dos engenhos e famílias oravam a Deus e o Engenho da Freguesia possui uma imensa capela com a singularidade de ser geminada com a casa grade, o acesso sendo feito por uma porta lateral da casa, sem precisar que seus ocupantes saíssem do local para ir aos cultos. Claro, quando havia algum evento de maior porte, com convidados – um batismo, um casamento, etc – usava-se uma escada que fica anexa também à casa para uso dos convidados e dos escravos.

 A construção do ponto de vista da arquitetura é belíssima, um exemplo único (ou quase único) no Brasil uma vez que na maioria dos engenhos as capelas eram construídas separadas completamente da casa grande e a Capela de Nossa Senhora da Conceição da Freguesia segue em direção contrária tendo sua fachada mesclada com a casa grande e seus fluxos se misturando por meio de acessos diretos ao andar nobre e ao mirante.

  Inclusive, na visita dos turistas e outros, é um dos pontos prediletos de se tirar fotografias local onde há um sino próximo às mãos de qualquer pessoa, porém, com a recomendação em aviso de fineza não tocar o sino.

 O interior da capela é belíssimo com piso de mármore – preto e branco, tipo xadrez – treliças de madeira separando o coro da nave, um púlpito, imagens de santos, e um anexo ou sala lateral com uma imensa pia batismal de mármore no centro da sala, bem imponente. 

  Ao que tudo indica a família Pita Argolo (a do conde de Passé) era devota de Nossa Senhora da Conceição, padroeira também de Santo Amaro, donde ele era, e acresceu o subtítulo Freguesia e foi Nossa Senhora da Conceição da Freguesia. (TF)