O ator e poeta Daniel Farias lança no próximo dia 16 de dezembro, às 17h30, na Livraria midialouca o o seu terceiro livro de poesia “TUDINHO”, pela editora Urutau. Nesta nova travessia literária, os poemas produzidos entre os anos de 2020 e 2025 revelam dimensões do tempo, espiritualidade, contrastes sociais e a transmutação de afetos e lutos pandêmicos.
O Rio Vermelho — bairro onde Daniel é andarilho - atravessa o livro como ambiente, memória e personagem. Com uma “orelha” escrita pelo poeta-performer Alex Simões, os poemas “nos apresentam o que vê em casa e pela janela” e partem do diminutivo para o grandioso — e vice-versa. “Eis Aqui Um Sopro | Entre a Rede e a Rua | as cores na tela | do íntimo | ínfimo | de tudo | à travessia | do mundo | pela janela”. São as palavras do primeiro poema, com título homônimo à obra.
“TUDINHO” está organizado em três movimentos poéticos: a Rede, em que balanços, conexões e cotidiano digital se entrelaçam; a Rua, atravessada por conflitos urbanos, desigualdades e memórias; e o Sopro, onde a palavra vira ar, voz e corpo, a brisa que transcende o bairro e o poema/poeta.
Lançamento Performativo
Daniel Farias irá performar nas calçadas da Fonte do Boi durante o lançamento, acompanhado pelo coletivo músico-performativo Som de Traque — power trio com sonoridade panafricana composto pelos artistas Iago Sampaio (baixo), Igor Souza (guitarra) e Erasto César (bateria), com participação da violoncelista Elisa Mascarenhas.
O poeta, que também é ator - com mais de 20 anos de carreira - diz que a performance a ser realizada é um estudo na prática com poemas que dialogam com a rua, feitos para um corpo que deseja conversar sonoramente com o espaço e com aqueles que queiram partilhar desse lugar. “É um gesto de devolução ao bairro, palavras que retornam ao Rio Vermelho”, pontua Daniel Farias, que hoje vive no trânsito entre Salvador e a capital paulista.
O livro teve seu primeiro lançamento no último 23 de novembro no Tabuleiro do Acarajé, em São Paulo. A publicação é fruto de uma chamada da editora paulista Urutau para escritores do Norte-Nordeste. Daniel dá continuidade a uma pesquisa de vivências que vem sendo “salvas” desde os dois primeiros livros de Daniel Farias - “Backup” (selo NAVE, 2015) e “O Tempo da Coisa” (editora Gris, 2019), inspirados por Amaralina, bairro onde cresceu.
Bio - A VOZ, A PALAVRA, O CORPO
Além dos ofícios de ator e poeta, Daniel Farias se destaca como artista da voz em trabalhos artísticos e institucionais. É também mediador e mestre de cerimônias em eventos literários - entre eles a Flipelô, da qual participa desde 2018. Como locutor é membro da Associação Clube da Voz e pode ser escutado nos audiobooks de Jorge Amado, disponibilizado nas plataformas pela Companhia das Letras.
No palcos e nas telas acumula trabalhos com diretores baianos e paulistas. Sua trajetória artística inclui passagens por grupos como Teatro da Vertigem, Vilavox e Cia. Do Miolo. Ainda no teatro, como dramaturgo, recebeu juntamente com Caio Rodrigo e Ian Fraser o prêmio Bahia Aplaude 2021 pelo texto da peça “[ensaio] para uma Redenção”.
SERVIÇO
o quê: Lançamento do Livro “Tudinho”, de Daniel Farias
quando: 16 de dezembro, a partir das 17h30
onde: Livraria midialouca - Rua Fonte do Boi, nº 81, Rio Vermelho
Valor do Livro: R$40
Editora Urutau