Cultura

RITA ROCHA REALIZA OFICINA DE DANÇA EM RIACHO DAS PEDRINHAS,FILADÉLFIA

“Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo
Cultureiros , Salvador | 26/11/2025 às 17:13
Rita Rocha
Foto: Manuela Cavadas


Próxima parada do projeto “Cor-de-Rosa Choque” é no interior na Bahia, na zona rural de Filadélfia, a multiartista Rita Rocha retorna à comunidade quilombola de Riacho das Pedrinhas, para realizar a contrapartida cultural do projeto "Cor-de-Rosa Choque". A ação acontece entre os dias 26 e 29 de novembro de 2025, no Instituto Sócio Cultural Usina do Sertão, localizado no povoado quilombola do Riachão, e será voltada especialmente para mulheres da comunidade.

Em julho de 2023, Rita já havia conhecido a região, quando participou do Festival de Arte e Cultura “Arte tem nome de mulher”, no quilombo Riacho das Pedrinhas, onde ministrou uma oficina de muralismo. Agora, ela retorna para oferecer a oficina “Eu não ando só”, que convida cada participante a experimentar jogos teatrais, improvisações cênicas e ilustrações para criar uma personagem híbrida, humana e mitológica.

Além da formação, a ação prevê a distribuição gratuita de exemplares da HQ Cor-de-Rosa Choque. Com inspiração em seres como as sereias, a oficina estimula a reflexão sobre a multiplicidade de personalidades que habitam cada mulher, reforçando a ideia de que todas têm direito a mudar, surpreender e viver com respeito e segurança.

“Quando estive em Filadélfia em 2023, encontrei uma força coletiva que me marcou profundamente. Voltar agora com o livro pronto e compartilhar esse processo criativo com as mulheres do Riachão é como fechar um ciclo: a arte nasce do encontro e retorna para ele”, afirma Rita Rocha. Nesta edição, a oficina propõe a criação de personagens híbridas (humanas e mitológicas), a partir de jogos teatrais, improvisações e exercícios de desenho. Cada participante desenvolverá “a mulher que habita em si”, refletindo sobre multiplicidade, autonomia, direitos e as diferentes camadas que compõem a experiência feminina.

O encerramento da contrapartida terá ainda a apresentação da performance “Cor-de-Rosa Choque”, dirigida por Demian Reis, seguida de um bate-papo aberto ao público. Durante a programação do 2 º Festival de Arte e Cultura ARTE TEM NOME DE MULHER.

“Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.”


Serviço

Oficina de teatro e desenho “Eu não ando só” com Rita Rocha

Quando: 26, 27 e 28 de novembro, das 19h às 21h

Onde: Instituto Sócio Cultural Usina do Sertão – Povoado Riachão, Zona Rural de Filadélfia-BA

Classificação: 12 anos