Cultura

PRESIDENTE MACRON VISITA O MAM E VÊ EXPO DE ROMÉO MIVEKANNIN

Macron visitou também a exposição “O Avesso do Tempo”, do artista beninense Roméo Mivekannin, em cartaz no MAM-BA. A mostra, originalmente apresentada no Louvre-Lens, na França
Da Redação , Salvador | 06/11/2025 às 09:08
Macron no MAM
Foto: Wuinga Rubin
  O presidente da França, Emmanuel Macron, foi recebido no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), nesta quarta-feira (5), no Dia Nacional da Cultura, para a abertura do Festival Nosso Futuro Brasil–França: Diálogos com a África. O evento transformou o museu em um espaço de encontro entre história, arte e ancestralidade.

A solenidade reuniu autoridades como a ministra da Cultura, Margareth Menezes, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, o secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, e o ministro das Relações Exteriores da República do Benin, Olushegun Adjadi Bakari, além de artistas, lideranças culturais e diplomáticas do Brasil, da França e de países africanos.

Também estiveram presentes no evento 300 jovens do Brasil, França e Benin, participantes do Fórum Nosso Futuro Brasil–França: Diálogos com a África – Nossos Lugares em Partilha, principal iniciativa do festival, que propõe reflexões sobre justiça territorial, inclusão social, igualdade de gênero e culturas afrodescendentes. Entre eles, 100 são baianos selecionados para participar do fórum por meio de políticas públicas estaduais.

Exposição de Roméo Mivekannin – Macron visitou também a exposição “O Avesso do Tempo”, do artista beninense Roméo Mivekannin, em cartaz no MAM-BA. A mostra, originalmente apresentada no Louvre-Lens, na França, amplia o diálogo entre as instituições e destaca a Bahia como território de memória viva. A visita foi conduzida pelo próprio artista.
As 11 obras expostas revisitam ícones da pintura ocidental sob uma perspectiva decolonial, inserindo o corpo negro como protagonista e provocando reflexões sobre autoria, representação e silenciamento na história da arte.

O presidente francês destacou a cultura como um símbolo da conexão entre Brasil, França e África. “Agradeço o acolhimento caloroso dos baianos. A parceria construída com o presidente Lula se reflete também nas discussões que este fórum vai promover. Desejo que os jovens aqui presentes continuem com as discussões sobre o futuro do mundo, com criação e inovação”.

Concerto Para o Futuro - Um dos momentos centrais da noite foi o Concerto Para o Futuro, sob regência da Orkestra Rumpilezz e com participações de Carlinhos Brown, que cantou com a artista senegalesa Senny Camara. A noite teve ainda emoção com Lazzo Matumbi e Larissa Luz.

À frente da mediação estavam os artistas Sulivã Bispo e Mariella Santiago. Participaram também da cerimônia o filósofo e historiador camaronês Achille Mbembe, referência internacional em estudos sobre pós-colonialismo e cultura africana, e a poeta, ensaísta e dramaturga Leda Maria Martins, cuja obra investiga memória, performance e ancestralidade afro-brasileira. 

O encerramento foi feito por uma intervenção bilíngue de poesia falada com o grupo baiano Slam das Minas e a poeta Noferima Fofana, campeã mundial de slam.