Cultura

TRIA GALERIA DO CAMINHO DAS ÁRVORES TEM EXPOSIÇÃO DE ANA SERAFIM

As obras podem ser conferidas até 1º de novembro, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30, e aos sábados, das 8h30 às 13h30.
LUME ,  Salvador | 14/10/2025 às 17:39
Ana Serafim
Foto:

Com uma seleção de 75 trabalhos que refletem a maturidade conquistada ao longo de quase três décadas de pesquisa artística, a artista plástica curitibana Ana Serafin acaba de inaugurar a exposição “A linha me define”, na TRIA Galeria, localizada na Rua do Timbó, 368, Caminho das Árvores, em Salvador. A mostra marca os 25 anos de trajetória profissional da artista, celebrando um percurso dedicado a narrar, por meio da linha e da cor, histórias que atravessam memórias, desejos e afetos. As obras podem ser conferidas até 1º de novembro, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30, e aos sábados, das 8h30 às 13h30.

Em “A linha me define”, Ana Serafin transforma o gesto em um caminho poético. Suas obras, feitas sobretudo com tinta acrílica e técnicas mistas, apresentam linhas que conduzem o olhar e revelam, no encontro entre traço e silêncio, uma linguagem íntima e sensível. Inspirada por referências cromáticas e arquitetônicas de Milão, em tons terrosos, marsala, mocha e burgundy e onde esteve na recente Semana de Design, a artista propõe um diálogo entre memória, tempo e espaço, equilibrando firmeza e delicadeza, controle e entrega.

Entre as diversas peças, destaque para o acrílico sobre tela "Gratidão", da série Senhor do Bonfim, que integra o anuário da Casas Conceito 2025. Para a artista plástica, a linha é mais do que contorno: é presença, movimento e gesto de liberdade, e suas telas convidam o público a uma experiência de escuta visual, oferecendo caminhos abertos para interpretações pessoais e afetivas.

Ana Serafin formou-se em Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP) e participou de residências e cursos no Brasil e em Portugal, consolidando uma poética marcada pelo experimentalismo cromático e pelo equilíbrio entre intuição e estrutura. Ao longo da carreira, expôs em instituições como o Museu Guido Viaro, o MuMA - Museu Municipal de Arte de Curitiba, o SESC Centro e a Casa do Brasil, em Madri, além de participar de bienais e da SP-Arte. Suas obras integram acervos institucionais e coleções privadas no Brasil e no exterior.

Esta é a segunda vez que a artista apresenta seu trabalho na TRIA Galeria, após integrar a coletiva “Mulheres que Criam”, em maio deste ano, durante o movimento internacional WAAWWorld (Women Artists’ Art Week World). O retorno à capital baiana marca não apenas uma nova fase de sua produção, mas também o reencontro com um público que se identifica com a força sensível de sua pintura.

Para a TRIA Galeria, que mantém sedes em Salvador e Luís Eduardo Magalhães, a mostra reafirma seu compromisso de aproximar artistas e espectadores por meio de experiências estéticas que atravessam o tempo e a memória. Fundada por Victor e Rafaella Andrade, com curadoria dedicada a reunir nomes consagrados e novas vozes da arte contemporânea, a galeria se destaca por oferecer um espaço de encontro entre tradição, experimentação e afetos.

Serviço:

· Exposição: “A linha me define”, de Ana Serafin
· Onde: TRIA Galeria, Rua do Timbó, 368, Caminho das Árvores, Salvador
· Quando: Até 1º de novembro, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30, e aos sábados, das 8h30 às 13h30