Cultura

FLÁVIO PEDREIRA LANÇA LIVRO "CICLO DA VIDA" POR DISPOSITIVO ÓTICO

Flávio Pedreira, autor que convive com a rara Esclerose Lateral Amiotrófica - ELA - e utiliza dispositivo óptico para escrever, apresenta sua segunda obra literária
Da Redação ,  Salvador | 11/10/2025 às 18:54
Flávio Pereira
Foto: Luca Beltrãao
Neste ano de 2025 Flávio Pedreira estreou como escritor, lançando em março o livro “Carta de legado”, e agora em outubro ele já lança o segundo livro, “Ciclo da vida: A história da Filosofia em poemas”, que chega ao catálogo da Amazon. A façanha artística se torna ainda mais impressionante porque o autor convive há quatro anos com a rara Esclerose Lateral Amiotrófica - ELA. Sem a capacidade de se mover para usar mãos e braços, ele desenvolveu a habilidade de utilizar os olhos, conectados a um dispositivo óptico, para escrever suas obras. 

Em “Carta de legado” o escritor relatava memórias e associava sugestões culturais como filmes, músicas e receitas gastronômicas, algumas de suas paixões. “Tinha objetivos com a obra que foram atingidos, tais como tocar as pessoas e mobilizá-las para fazer coisas relevantes, independentemente da condição. Os comentários que recebi validam totalmente o alcance desses objetivos, o que me estimula para seguir escrevendo”, diz o escritor.

Em “Ciclo da vida”, Flávio transforma séculos de pensamento filosófico em uma jornada poética que une razão e sensibilidade. Ele parte do nascimento da Filosofia, entre os mitos antigos, seguindo  até chegar ao pensamento contemporâneo, marcando cada capítulo com um poema escrito por ele para espelhar o espírito de cada época e a voz dos grandes pensadores que moldaram a humanidade — de Sócrates a Nietzsche, de Agostinho a Descartes. 

O método da escrita continua sendo através do dispositivo óptico, mas, desta vez, o autor mostra que se dedicou ao longo dos meses a aprofundar estudos sobre a História da Filosofia e sobre a evolução da poesia, entrelaçando os dois universos de pesquisa.

O escritor também assina a capa do livro, refletindo seus estudos e experimentos com Design, a partir de aplicativos. Com lirismo e busca de profundidade, Flávio Pedreira convida o leitor a percorrer os caminhos da mente e da alma, redescobrindo as perguntas eternas sobre o ser, sobre o tempo, sobre a verdade e sobre o sentido da existência.