Cultura

JORNALSTA TEME IRMANDADE DA BOA MORTE COMO POSSIVEL ONG APARELHADA

Está claro que há uma intromissão politica partidaria, que visa transformar uma organização religiosa secular em um grupo feminista, coisa que nunca foi.
Alizira Costa , Cachoeira | 22/08/2025 às 11:06
Mudanças a vista na Boa Morte com baianas estilizadas
Foto: Wuinga Rubini
   A jornalista Alzira Costa postou no Facebbok: Em meio a tantos ataques e embates judiciais será que a secular Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte conseguirá resistir? 

  Há riscos de  extinção da irmandade como a conhecemos para o surgimento de uma ong feminista aparelhada, cultural,beneficente preocupada apenas com a militância? A tradição que a manteve ativa durante séculos será desprezada pelos novos discursos e estatutos? 

O que a ancestralidade repassou será desprezado, desrespeitado? A Boa Morte será transformada num grupo feminista teatral e cenográfico para atender aos modernosos discursos e vaidades? A tradição será descartada? Irmãs de Bolsa passarão por cima das antigas irmãs de beca para impor suas regras?

Luiz Freire complementou

Está claro que há uma intromissão politica partidaria, que visa transformar uma organização religiosa secular em um grupo feminista, coisa que nunca foi. Já providenciaram uma história para argumentar, sem falar que as transformações foram feitas com a estrategia de minar por dentro da organização, introduzindo gente nova, com a única intenção de mudar a tradição, alterar estatutos, desrespeitar as integrantes mais velhas e idosas

. Não sou otimista, restará uma irmandade branqueada, que manterá apenas os ritos do candomblé, discursos militantes e, claro, muito fluxo de dinheiro público. O visual da festa já é outro, mais pobre e com caras cheias de risos em uma procissão funerária, assim será o funeral da devoçao à Nossa Senhora da Boa Morte em Cachoeira. Daqui a pouco a festa de N. SRA. DA BOA MORTE de São João del Rei, em Minas Gerais atrairá maior atenção.