Cultura

INICIADA JOVEM, YALORIXÁ AGBÁ DO TI OSSAIN COMPLETA 59 ANOS DE SANTO

Originalmente ela é filha do Terreiro Oxumarê, uma das maiores casas de candomblé do Brasil, tombada pelo IPHAN. Ela é irmã de santo do Babalorixá Sivanilton Encarnação da Mata
Cláudio Souza , Salvador | 21/05/2022 às 06:05
Agbá Do Ti Ossayin
Foto: DUIV


A yalorixá Agbá Do Ti Ossain completa neste sábado, dia 21 de maio, 58 anos de iniciada no Candomblé. O seu Orixá, Ossain é um dos mais velhos de Salvador, ainda em atividade. Nascida Cleonice Dias da Paixão, a yalorixá foi iniciada ainda jovem, quando tinha apenas 16 anos de idade. Passou por todas as fases de formação começando com abiã, yaô, ebomi até chegar ao cargo de yalorixá.

Atualmente, Agbá Do Ti Ossain é a líder espiritual do Terreiro Ilê Axé Ewe, que significa “folhas sagradas”. Para ela, que dedicou toda a sua vida ao Candomblé, comemorar esta data representa “uma vitória por uma trajetória de lutas e resistências em defesa das religiões de matriz africana”, afirmou.

Originalmente ela é filha do Terreiro Oxumarê, uma das maiores casas de candomblé do Brasil, tombada pelo IPHAN. Ela é irmã de santo do Babalorixá Sivanilton Encarnação da Mata, o Baba Pece de Oxumarê. “Quando fui iniciada muita coisa era desconhecida da grande população e a própria prática do Candomblé não era aceita pela sociedade”, explicou. Após a sua iniciação na religião passou a dedicar toda a vida a essa atividade e se empenhou até alcançar este patamar de líder de seu próprio Terreiro.

Marcos Rezende, Ogan de Ewá da Casa de Oxumarê e Ojuoba do terreiro, disse que o momento deve ser celebrado devido à contribuição de quase 6 décadas da Agba Dó de Ossain ao candomblé brasileiro. "Essa senhora é uma sumidade para o candomblé brasileiro, uma das lideranças históricas, sobretudo pelo seu Orixá, Ossain, o Deus das folhas, da cura, responsável pelo poder e segredo das folhas de todos os orixás", ressaltou. As comemorações acontecerão neste sábado a partir das 17h no Terreiro localizado em Cajazeiras.