Cultura

ÚLTIMA CRÔNICA DE DOM FRANQUITO NO COLON FOI EM 2017 SOBRE A MALASSADA

Salvo engano, o Porto Moreira, no Mocambinho, passa a ser o restaurante mais antigo de Salvador
Tasso Franco , da redação em Salvador | 27/11/2021 às 06:57
Malassada do Colon
Foto: BJÁ
   Após 107 anos de funcionamento, o Restaurante Colon, localizado no bairro do Comércio, em Salvador, fechou as portas nesta sexta-feira (26).  Fundado em 1914 por José Maria Orge, que saiu da Galícia, na Espanha, para fugir da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), o restaurante era um ponto de encontro de jornalistas e outros no Comércio. 

   A ÚLTIMA CRÔNICA DE DOM FRANQUITO
   NO COLON, EM 2017
 
    O Restaurante Colon do Comércio, em Salvador, é o mais antigo da cidade: 103 anos de existência. E nada melhor do que encerrar a jornada gastronômica de 2017 nesta casa fundada em 1914 quando os homens da Cidade da Bahia ainda usavam ternos de linho branco e chapéus.

   Passamos por lá ayer en familia para saborerar dois pratos divinos da casa, a malassada e o camarão à moda valenciana. 

   O Colon da Conde dos Arcos, no Comércio, é o mais antigo da Bahia ainda em atividade e servindo comida de boa qualidade com a marca galiciana dos tempos do seu fundador, José Maria Orge, que abriu a casa com pompa e gravatas no longínquo ano de 1914. 

   Em idade e qualidade, quem mais se aproxima do Colon é o Porto Moreira do Mocambinho caminhando para os 80 anos, o Juarez e o Chez Bernard da Gamboa passando dos 50 anos, todos também de boa culinária.

  Claro que o Colon dos dias atuais não tem mais o charme e o glamour da primeira quadra do século passado quando a área do Comércio, em Salvador, abrigava as empresas importadoras e exportadoras, as casas comerciais mais chiques da cidade, sedes de bancos, institutos de fomento, o movimentado porto e assim por diante. 

   Vizinho da Associação Comercial da Bahia, o Colon era o point dos empresários e das madames de chapéu e penachos. A cidade vive em eterno movimento. O Comércio mudou muito e os costumes na cidade da mesma forma.

   Mas, ainda hoje, dirigido pelo filhos e netos do pioneiro José, sob a batuta de Mara, uma baiana casada com Juan Orge, o Colon tem toda uma sedução, tem todo ar de triunfo e diria que só não é mais belo porque nesta cidade dos trópicos se deixou de andar e vestir à moda européia como no passado, de paletó e gravata, os homens, quando não de fraque e chapéu; e as mulheres de penachos e luvas.

   Mara continua a entusiasta de sempre. Recebe a todos com um carinho especial, vai em casa mesa, cumprimenta os clientes e isso faz uma grande diferença. 

   Mi nieta que estava na jornada finale del ano adorou a malassada. Disse que só não saboreou mais porque havia 'devorado' um acarajé no adro do Bonfim. "Tinha um ano que não comia um acarajé, mas, também gostei muito do Colon e até já produzi um video no youtube". Dona Antônia, su abuela, não poupou o camarão a valenciana. E sus hijas, las Jesus e Gonçalves, traçaram bien los talheres.

   O Colon segue honrando a fama de ser um restaurante tradicional dos melhores da cidade. Quem ainda não conhece fineza aparecer por lá.

----------------------------------------------------------------------

COLON RESTAURANTE
Praça Conde dos Arcos, 3 
Comércio - Salvador
Ao lado do prédio da Associação Comercial da Bahia
Fonte 71. 3242.3847
Executivo a la carte - de segunda a sábado (dia)
Camarão a valenciana R$77,00
Malassada R$59,00 
Cada prato serve duas pessoas
Aceita todos os cartões
Chope de qualidade, bem tirado
Não tem manobrista
Não tem ar condicionado. Ambiente arejado.
www.restaurantecolon.com.br
choperiacolon@ig.com.br