Cultura

FEIRA LITERÁRIA DE ANDARAÍ PROMOVE PROGRAMAÇÃO RICA E DIVERSIFICADA

Save the date! Tem FLIAN de 25 a 28/03, uma feira literária com programação diversificada e acesso gratuito pelas plataformas digitais
Adriana Nogueira , Salvador | 17/03/2021 às 12:51
Feira Literária de Andaraí promove programação rica e diversificada
Foto: Divulgação

A segunda edição da FLIAN - Feira Literária de Andaraí acontece de 25 a 28/03, em formato virtual, com uma rica e diversificada programação cultural e literária, tendo como homenageado o filósofo e pedagogo, Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, no ano do seu centenário. O acesso será gratuito pelos canais do YouTube da TV Uneb - Seabra (https://www.youtube.com/results?search_query=tv+uneb+seabra) e FLIAN (https://youtu.be/-lvZYTWB2nQ), onde as atividades interativas prometem reforçar o protagonismo de todos os participantes, com parte das apresentações realizadas em tempo real e outras previamente gravadas.

 

A Feira vai movimentar o mundo virtual com nove mesas temáticas, tendo como convidados palestrantes e mediadores renomados; seis momentos de lançamento de livros, com uma grande diversidade de escritores, envolvendo 10 autores e dois organizadores de coletâneas; três oficinas criativas e três saraus; além de espetáculos teatrais, exposição-instalação e shows. E mais. A Flianinha, parte infantil da FLIAN, vai encantar e entreter crianças, jovens e adultos com a contação de histórias e canções. 

 

Trazendo muita arte de qualidade, a FLIAN ajudará a promover o diálogo entre as diversas vertentes artísticas, fortalecendo os laços da programação com o pensamento freireano e o livre caminhar da leitura e manifestações do saber, com o mote “A leitura faz andar o mundo”.

 

Da Chapada Diamantina para o mundo


Andaraí será mais uma vez o município-sede de uma das maiores festas literárias da Chapada Diamantina, que este ano, por conta do formato virtual, também vai poder mostrar para o mundo todas as belezas e riquezas históricas e culturais da região.

 

O evento é uma realização da Organização não Governamental Viver Cultura e Meio Ambiente e teve sua primeira edição em 2017, resultado dos primeiros saraus lítero-musicais da cidade realizados pela equipe da Biblioteca Pública Municipal Herberto Sales, de onde surgiu o evento. Ano em que a homenagem foi para o jornalista andairaense Herberto Sales (1917-1999), também em comemoração ao seu centenário, buscando o fortalecimento e a democratização do acesso ao livro e às práticas de leitura, assim como a valorização da memória e do rico patrimônio histórico e cultural da região.

 

O coordenador Geral, Emílio Carlos Tapioca, poeta e diretor do Departamento de Cultura da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura da Prefeitura Municipal de Andaraí, revela que a pluralidade do projeto se baseia no tripé da identidade, territorialidade e diversidade cultural. A jornalista Mira Silva é a responsável pela curadoria do evento, que trará autores literários, grupos artísticos, expressões e manifestações das culturas populares, dando visibilidade ao panorama identitário e cultural de artistas andaraienses, chapadeiros, baianos e brasileiros, incentivando essa interação a partir da linguagem virtual do entretenimento neste momento da pandemia, onde a cultura se faz ainda mais necessária.

 

 

SERVIÇO


O quê: FLIAN - Feira Literária de Andaraí

Onde: Canais do YouTube da TV Uneb - Seabra (https://www.youtube.com/results?search_query=tv+uneb+seabra) e FLIAN (https://youtu.be/-lvZYTWB2nQ)

Quando: De 25 a 28/03/21

Acesso: gratuito

Programação oficial detalhada: em anexo

Site: www.flian.com.br

Fanpage INSTA: @flian.andarai

Fanpage FB: Flian - Feira Literária de Andaraí

Fontes oficiais para entrevistas: Emílio Tapioca (Coordenador Geral) e Mira Silva (Curadora)

Assessoria de Imprensa: Adriana Nogueira (71) 99118-7870 

Hastags Institucionais: #VemViverFlian #FLIAN #FeiraLiteráriadeAndaraí #culturaquemovimenta #artesbahia #leialdirblancbahia #programaaldirblancbahia #fundacaopedrocalmon #fpc #institutopaulofreire #unebseabra #iatba #viverculturaemeioambiente