Cultura

DOM FRANQUITO EXPERIMENTA JOGO RÁPIDO DA CERVEJARIA POLLITO, BARAKALDO

Restaurante sem garçons em que o cliente forma sua própria mesa em espaço enorme e dedicado aos fanguinhos
Tasso Franco , da redação em Salvador | 05/09/2026 às 13:05
O cliente forma a sua própria mesa
Foto: BJÁ
  Há lugares que chamo de comidinhas de jogo rápido na linguagem mais em moda "fast food" - que vem ser a mesma coisa - porém, é mais chique falar assim em inglês. E no caminho de casa onde reside meu filho e nora no Vale do Trapaga, região metropolitana de Bilbao, se situa a Cervejaria Pollito, em  Barakaldo, que tem esse sugestivo nome de franguinho. Quem ainda não sabe "pollo" (se pronuncia póiú) significa frango e "pollito" - pintinho ou franguinho.

  Os "pollitos" do "Pollito", no entanto, são robustos, enormes, e além disso serve costelas assadas, dobradinhas caseiras, "morcelas de sopuerta" - embutidos ou chouriços produzidos com sangue de porco (muito populares e consumidas), enfim, tem outras deliciais como tortilas, ensaladas, pimientos verdes fritos, etc, para quem não aprecia um franguinho. 

  A Pollito Cervecería serve aquela gelada de todos os tipos desde a Cruzcampo - preferida da madame Bião de Jesus a alemã Paulaner (mais preferida ainda da madame) e é um local de 1.650 metros quadrados com capacidade para 600 comensais sentados. Portanto, um local amplo, bem decorado e com a seguinte característica: não tem garçons.

  São os clientes que se servem e põem toalhas, pratos e talheres nas mesas. Ou seja, quem acessa a cervejaria vai ao balcão, faz a pedida, paga e em seguida se dirige a uma das inumeras mesas e, numa outra área ficam os talheres, guardanapos, pratos e as toalhas de papel das mesas. Cabe a cada qual ou grupo formar sua propria mesa.

  Em determinado momento um aparelhinho que lhe é oferecido chamado popularmente de "buzzer" - aparelho que vibra, acende ou emite som para avisar que o pedido está pronto e se chama também "pager" de cliente, pager de restaurante, dispositivo de chamada de fila - toca e a pessoa (ou grupo) vai buscar a comida. O sistema da venda de bebidas é mesmo.

  Nós pedimos "pollo", costela assada, saladas com aspargos e batatas fritas e mais as cervejas. E, claro, traçamos a pedida com gosto. 
 
    A cervejaria diz sua propaganda é o local ideal para celebrações e tem menus para grupos e empresa, menu infantil através da Pollito Festa (aniversário de crianças) e são serviços agendados.

  O local também tem uma área de produtos alimenticios onde são vendidos ovos, embuticos, azeitas, verduras e outros. E até as camisas do Atlético de Bilbao o time mais querido da Provincia de Biscaia. 

  ----------------------------------------- 
  Cervejaria Pollito
    POLLITO BARAKALDO:
   Avda. La Ribera 1
   48902 Barakaldo
  +34 946 086 252
  +34 663 196 166
  Média de preços 15 euros
  Pollo inteiro 14.90 euros
  Ensalada mista 11.5 euros
  Batatas fritas 4.9 eurps
  Costela assada 14.9 euros
  Classificação 3 DONS