Cultura

A IMPORTÂNCIA DOS FORTES COLONIAIS NAS CIDADES E SUA HISTÓRIA

Este forte começou a ser construído nos primórdios da fundação da cidade de Salvador no ano em 1590. Mesmo assim não impediu a invasão holandesa que aconteceu nesta cidade no ano em 1624.
Tasso Franco , da redação em Salvador | 06/01/2021 às 08:52
Forte de Santo Antônio da Barra ou Farol da Barra, em Salvador
Foto: BJÁ
  O jornalista Tasso Franco publicou nesta quarta-feira, 6, o 6º texto do seu livro "A Mão Espiritual de Seramov - linhas que iluminam seu futuro - sobre a importância das fortalezas nas cidades litorâneas. Leia abaixo e as demais nos aplicativo wattpad.

   A IMPORTÂNCIA DOS FORTES COLONIAIS NAS CIDADES

  Dando sequência a ‘Cidade e a Sua História’ fomos Forte de Santo Antônio da Barra, mais conhecido como Farol da Barra, em Salvador. Situado na Ponta do Padrão ou Ponta do Caramuru na entrada da Baía de Todos, que foi descoberta pelos portugueses em 1501.

     À direita está o mar aberto também chamado mar tenebroso pelos portugueses, mar brasil.

       À esquerda, a Baía de Todos os Santos, o mar mais calmo, o mar mais tranquilo, onde as embarcações aportavam. Todas embarcações que chegam a Salvador necessariamente tem que passar pela entrada e saída da baía.

       Do outro lado da baía existe a ilha de Itaparica onde há uma ponta chamada Ponta do Garcez exatamente que forma a entrada da Baía de Todos os Santos. 

      Toda costa brasileira foi fortificada para tentar impedir as invasões dos franceses, dos holandeses e dos espanhóis durante o período da colonização portuguesa. Eles queriam também conquistar o Brasil. 

     Este forte começou a ser construído nos primórdios da fundação da cidade de Salvador no ano em 1590. Mesmo assim não impediu a invasão holandesa que aconteceu nesta cidade no ano em 1624.

     Além deste forte de Santo Antônio, existe aqui na Baía de Todos os Santos o forte de Santa Maria, o forte São Diogo, o forte da Gamboa, o forte de São Marcelo (forte do mar) e o forte de Santo Antônio Além do Carmo. 

      Do outro lado na ilha de Itaparica existe outros fortes para fazer o cerco dos dois lados na tentativa de invasão na cidade do Salvador.

      Esse é só um exemplo. As cidades litorâneas brasileiras, todas têm fortificações. Salvador, Recife, Natal, Rio de Janeiro, Santos.  

   Então procure visitar uma dessas cidades para conhecer a história desses fortes. São momentos da nossa história e que merecem ser conhecidos.

      No Forte de Santo Antônio funciona o Museu Náutico da Bahia, um oratório para Santo Antônio que no mês de junho promove o novenário para o santo milagreiro, uma loja de souvenir, um café, um restaurante e lá em cima está o farol que você pode também subir e ter uma vista maravilhosa da cidade.

     Esse farol nos tempos passados, nos tempos idos era o orientador da entrada e da saída da Baía de Todos os Santos. Com as novas tecnologias ele hoje tem uma função apenas simbólica, mas ainda assim orienta algumas embarcações.

      Agora vamos dar cinco dicas, cinco flechas certeiras da mão de Seramov:

      1. Se você mora numa cidade litorânea e nunca visitou um forte, vá conhecer uma dessas fortificações. Aqui em Salvador existem 5 fortes abertos à visitação pública. Essa é hora de você conhecer uma fortificação. É pisar na história, conhecer a realidade da época colonial.

      2. Se você mora numa cidade não litorânea - São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, etc - venha para Salvador ou para uma outra cidade que tenha um forte. 

       3. No Forte de Santo Antônio você vai conhecer como era navio negreiro, algumas embarcações que naufragaram no mar tenebroso como o Galeão Sacramento. Você vai ter uma ideia mais aproximada de como era que funcionava os canhões, como era a fortificação. Isso é muito importante para você. 

       4. Suba a escada e vá até farol, próximo das lentes, dos espelhos, para você conhecer a tecnologia da época e ter uma vista maravilhosa da Baía de Todos os Santos e da cidade do Salvador.

        5- A última dica é o compartilhamento. Depois que você fizer essa visita vai então compartilhar sua experiência com os seus amigos, com seus vizinhos através da internet, através do vídeo, através de fotografias que você fez. Você saiu de casa, você conheceu o forte e agora você vai compartilhar sua experiência.