O sol quente do meio dia não desanimou as pessoas que seguiram os pescadores pelas areias da praia cantando hinos ao santo. Organizada pela Colônia Z-57, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Secretaria de Governo, a festa reuniu mais de 500 pessoas.
O presidente da Associação dos Pescadores de Buraquinho e da Colônia, Jonas Tomaz, conhecido como Touro, disse que as homenagens ficam mais fortes a cada ano. "São mais de 100 anos de história, e não podemos deixar esta tradição morrer".
Quem também contou como começou a devoção pelo santo foi o pescador mais antigo da colônia, Martin Cassiano de Jesus, 92 anos. "Garcia D'Ávila, ao chegar na Bahia trouxe com ele São Francisco de Assis. Dono de terras, que chegavam ao Estado do Piauí, e religioso, D'Ávila começou a realizar festas em homegem ao santo. Em todo o litoral baiano se comemora o nosso padroeiro no dia 4 de outubro".
A devota Aline da Conceição acompanhou a procissão. "Devo muita coisa a São Francisco e enquanto estiver viva prestarei minhas homenagens. Eu e minha família só temos que agradecer", completa. Turistas de São Paulo, Claudio Cruz e Ana Cristina Oliveira ficaram encantados com a festa. "Tudo isso só encontramos na Bahia, em pleno domingo, debaixo de um sol escaldante. observamos a população fazer uma grande demonstração de fé. É gratificante".