Cultura

CÂMARA FAZ SESSÃO EM HOMENAGEM AOS 100 ANOS DO ILÊ AXÉ OPÔ AFONJÁ

Vide
| 07/07/2010 às 10:21

A Câmara Municipal de Salvador realizará, no dia 13 de julho, às 18h, uma sessão especial em homenagem ao centenário do Terreiro Axé Opô Afonjá, fundado em 1910. O evento, organizado pela vereadora Olívia Santana (PCdoB), contará com as presenças dos ministros Juca Ferreira (Cultura) e Eloy Araújo (Promoção da Igualdade Racial), além da ialorixá Mãe Stella de Oxossi, homenageada da noite. Depois da solenidade, será oferecido um coquetel no Centro Cultural da Câmara, na Praça Municipal, com a apresentação de samba de Nicinha de Santo Amaro.


Fundado por Mãe Aninha, o Ilê Axé Opô Afonjá, que significa "Casa da Força Sustentada por Xangô", é um dos mais tradicionais terreiros da Bahia e um dos templos religiosos de matriz africana mais importantes no mundo. Para a vereadora Olívia Santana, o Legislativo Municipal cumpre seu papel ao homenagear uma instituição que já prestou inúmeros serviços à população de Salvador. "É com muito orgulho que me coloco à frente desta iniciativa, já que, durante muitos anos, ao invés de homenageados nossos terreiros eram perseguidos. E isso é ainda mais significativo quando se pensa na importância do Axé Opô Afonjá para a preservação da identidade e divulgação da cultura afro-baiana", afirmou.


Também estarão presentes no evento, que contará com a apresentação musical do Mestre  Matheus Aleluia, representantes de diversos terreiros, pesquisadores e líderes dos movimentos sociais. Além de parlamentares e membros do Poder Executivo, como o deputado federal Daniel Almeida (PCdob) e o vice-prefeito de Salvador, Edvaldo Brito. "Acredito que a Sessão Especial será o momento em que os diversos segmentos da sociedade baiana se reunirão para homenagear um dos símbolos da nossa cultura, um terreiro que representa a força do nosso povo", finalizou a vereadora Olívia Santana.