Bahia

JOÃO GALINHA PRODUZ A MAIOR MESA DE JAQUEIRA DA HISTÓRIA DE SERRINHA

Trabalho está sendo produzido na Marcenaria Matos da Rua Barão de Cotegipe, em Serrinha
Tasso Franco , Salvador | 03/04/2024 às 13:04
João Matos, conhecido como João Galinha, diante de sua obra
Foto: BJÁ
      O marceneiro e empresário João Matos conhecido em Serrinha como João Galinha responsável pela Marcenaria Matos da Rua Barão de Cotegipe, a mais antiga da cidade, está confeccionando uma mesa de jaqueira como até hoje ninguém na cidade já produziu com 2 metros de largura e 20 de comprimento.

     Uma peça rara e que poderá ser usada num clube social, numa sede de fazenda ou numa área de lazer pública - um parque ou jardim. Os tampos e as pernas troncos da mesa foram retiraradas de uma imensa jaqueira existente no município, nas proximidades do bairro Cruzeiro.

    Confessou João ao BJÁ que, com longos anos na profissão, filho do velho Benedito Matos fundador da Marcenaria, nunca tinha visto uma peça de jaqueira nesta dimensão que precisou de um caminhão para chegar a sua tenda.
  
   "É enorme, uma peça gigante, que vou unir o tampo principal as duas ou mais peças fazendo uma mesa para área de recreação que será a maior de Serrinha", diz. 

   Explica, ainda, que a mesa foi encomendada por uma amigo e tem uma tragédia no caminho de sua confecção uma vez que essa pessoa sofreu um acidente com queimaduras e faleceu.

   "Foi realizar uma coivara e salvo engano jogou gasolina e o fogo se voltou contra eles", revela.

    Confessa, ainda, que já tem uns possíveis clientes para adquirir a mesa, mas, é cauteloso uma vez que estima o custo final do produto em R$40 mil e como não tem capital para tocar o projeto sozinho necessita, dos interessados (ou interessadas) uma entrada ou adiantamento para a conclusao do projeto que é trabalhoso e exige muitos dias de mao-de-obra e a participação de auxiliares.