Bahia

EUCLIDES DA CUNHA REALIZA 3º ENCONTRO APÍCOLA INTERTERRITORIAL

O evento acontece nesta semana
Ascom Euclides da Cunha , Euclides da Cunha | 06/11/2023 às 19:27
Euclides da Cunha realiza esta semana 3º Encontro Apícola Interterritorial
Foto: Divulgação

Depois do grande sucesso da 1ª e 2ª edição, Euclides da Cunha se prepara para receber nesta quinta-feira, 09 de novembro, apicultores do município e de outras cidades da Bahia para mais um Encontro Apícola Interterritorial, evento que reúne palestras, mostras de tecnologia e intercâmbio entre os participantes.


Este ano, o tema norteador é “agrotóxicos, protocolos, fenologia, tecnologias e inovação. Qual a expectativa de futuro da apicultura em nossa região? ” O encontro em Euclides da Cunha já se tornou referência no segmento na Bahia. A última edição, realizada em 2022, reuniu 600 pessoas entre apicultores, palestrantes, convidados e expositores, incluindo, também, participantes do Maranhão, Fortaleza e Maceió.


O Encontro Apícola Interterritorial de Euclides da Cunha é realizado pela Prefeitura de Euclides da Cunha, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, e Sebrae.  Este ano, o evento acontecerá no Centro de Comercialização de Animais.


Você sabia? Embora os números oficiais apontem para outros municípios da região, é de Euclides da Cunha que sai a maior produção de mel. Pelo levantamento da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, são mais de 120 toneladas do produto extraídas anualmente. Isso acontece porque apicultores de Tucano, Cícero Dantas e Ribeira do Pombal, por exemplo, trabalham com a apicultura migratória, ou seja, os apiários estão instalados nas terras euclidenses.


São parceiros também do evento o Governo do Estado, através da SEAGRI (Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura); CAR (Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional); ADAB (Agência de Defesa Agropecuária da Bahia); SENAR, Ministério Público da Bahia e CISAN (Consórcio Intermunicipal Do Semiárido Nordeste II).